SmallRig: Transformar o smartphone em uma câmara?

Quantas vezes já ouviu dizer que um qualquer smartphone moderno funciona como uma câmara semi-profissional? Pois bem, com o avançar da tecnologia, e como resposta ao crescimento do uso de smartphones na criação de conteúdos, a SmallRig lançou um kit versátil e profissional em parceria com o videógrafo Brandon Li.

O que é isto? Serve para quê?

SmallRig x Brandon Li: Transformar o smartphone em uma câmara?

smallrig: transformar o smartphone em uma câmara? rascunho

Portanto, estamos a falar de um kit pensado para criadores de conteúdo que querem levar a qualidade daquilo que fazem a um nível um pouco mais elevado, sem ser necessário investir em setups baseados em câmaras, baterias, objetivas, etc… Que hoje em dia podem chegar aos muitos milhares de euros.

É assim um kit pensado para aproveitar as capacidades do seu smartphone, de forma a ser possível oferecer resultados profissionais com equipamentos mais compactos e fáceis de transportar. Ou seja, que seja possível ter uma ferramenta completa de produção, apenas com o seu smartphone.

  • Nota: Porém, como é óbvio, tem de ser um bom smartphone, digno da gama alta da atual geração, como é o exemplo do iPhone 16 Pro Max, Xiaomi 14 Ultra, ou Galaxy S24 Ultra.

O que vem dentro da caixa?

O kit incluí um suporte universal para encaixar o seu smartphone, ajustável à grande maioria dos telemóveis inteligentes existentes no mercado.

É um suporte que, graças à inclusão de um acessório magnético e de um grampo de fixação, significa que o telemóvel está seguro e protegido quando está a ser utilizado, além disso, é ajustável a vários tamanhos.

smallrig x brandon li: transformar o smartphone em uma câmara? rascunho

Entretanto, a partir do suporte, pode encaixar pegas laterais rotativas, tem espaço para um SSD M.2, e além de tudo isto, ainda um controlo remoto sem fios. Vale a pena salientar que as pegas também incluem o sistema Hawk Lock da SmallRig, que permite ajustes e remoção rápidos e eficientes.

O kit também fornece aos utilizadores um adaptador de filtro de 67 mm. Que ao contrário dos filtros específicos para telemóveis, permite a colocação de um filtro de tamanho padrão no equipamento, o que significa que pode utilizar os melhores filtros ND e polarizadores. (O kit também inclui um filtro VND magnético próprio).

Para completar, podemos ainda contar com um Hub USB 4 em 1 para uma maior expansão de equipamento. Como é o exemplo de powerbanks, microfones, etc… Ou seja, como sempre, a expansão acaba por ser o nome do jogo neste tipo de produto. Há espaço para tudo, sendo exatamente por isso que a interface conta com dezasseis orifícios, e vários suportes.

Especificações Técnicas

  • Dimensões:
    • 236.0 × 122.0 × 31.0mm  (Adaptador)
    • 148.0 × 81.0 × 42.0mm (Pegas)
  • Peso: 1.1kg
  • Materiais: Alumínio, Plástico, Silicone, Bronze

Design e Funcionalidades

smallrig x brandon li: transformar o smartphone em uma câmara? rascunho

É preciso dizer que o kit está pensado para funcionar de forma modular, de modo a ser adaptado às diferentes necessidades do utilizador. Seja mais exigente, ou mais casual, há forma de adaptar este SmallRig às suas necessidades atuais. Até pode ser um utilizador mais exigente, mas achar que naquele dia não é preciso levar tudo aquilo que o kit oferece. Está à vontade.

É por isso que, como dissemos em cima, é possível adicionar diferentes acessórios como luzes, microfones, gimbals e muito mais, para otimizar o equipamento para as diferentes ocasiões como vlogs, entrevistas, vídeos em movimento ou estáticos num tripé.

De facto, tanto pode ser uma coisa simples, como uma câmara mais perto daquilo que podemos encontrar em produção gigantescas.

Além disso, conta com um design ergonómico que facilita o uso prolongado, com muito mais conforto, mesmo em gravações de longa duração. Antes de mais nada, é um produto capaz de oferecer uma excelente estabilidade, mesmo nas perspetivas mais desafiadoras e dinâmicas.

O que muda na utilização?

A grande vantagem é o facto de ser um kit extremamente dinâmico! Porque pode mudar todo o setup em pouco mais de 2 ou 3 passos, que demoram meros segundos.

Quer passar de um setup horizontal para vertical? Simples, apenas precisa de libertar as pegas através dos clips de libertação rápida, e encaixá-los onde quiser no suporte do smartphone.

Pode parecer algo simples, mas nem sempre é fácil em kits deste tipo, porque muitos deles precisam de montagem e desmontagem, com parafusos à mistura. O tempo é preciso, porque, por vezes, todos os segundos contam para conseguir a fotografia perfeita, ou o vídeo com o melhor ângulo.

Entretanto, outra caraterística fundamental é o botão do obturador remoto que está montado em uma das pegas. Isto permite tirar fotos, ou iniciar uma filmagem, sem nunca tocar no ecrã do smartphone. Ainda melhor é o facto de ser possível retirar o botão do Rig, e utilizá-lo como apenas e só um botão remoto.

Vale também a pena mencionar novamente que, o kit vem com um filtro VNDR (densidade neutra variável) para que possa captar mais detalhes no céu brilhante de uma paisagem (ou forçar a aplicação Câmara do iPhone a utilizar uma velocidade de obturação mais lenta).

Portabilidade

Em relação à sua portabilidade e praticidade, sendo uma edição especial, vem com uma bolsa de transporte bastante agradável e com atenção ao detalhe.

smallrig x brandon li: transformar o smartphone em uma câmara? rascunho

Porém, apesar de manter o material todo bem guardado e protegido de impactos, ocupa demasiado espaço para quem quer ir de viagem e criar os conteúdos para o seu canal.Em suma, em uma produção maior, diria que é prática e pequena, mas noutras situações, deveria ser ainda mais compacta, de forma a ficar ao agrado de um utilizador mais casual.

Conclusão

Concluindo, o SmallRig x Brandon Li, oferece uma solução inovadora para quem procura tornar os seus conteúdos mais profissionais sem precisar de fazer um investimento grande em material.

Mas, como nem tudo pode ser um mar de rosas, penso que ainda está muito virado para um target que não é o mais correto. Pois não vejo profissionais da área de produção de vídeo a substituir o seu material por um simples smartphone. Pelo menos não por enquanto.

Sendo assim um produto que parece mais focado naquilo que é um nicho. Porém, não deixa de ser um produto com uma qualidade absurda, e que é realmente capaz de o fazer atingir novos níveis de qualidade de produção.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Quantas vezes já ouviu dizer que um qualquer smartphone moderno funciona como uma câmara semi-profissional? Pois bem, com o avançar da tecnologia, e como resposta ao crescimento do uso de smartphones na criação de conteúdos, a SmallRig lançou um kit versátil e profissional em...SmallRig: Transformar o smartphone em uma câmara?