SLI está morto? As RTX 30 não trazem suporte à tecnologia?

Se por acaso é um entusiasta do mundo dos PCs, é muito provável que já tenha equacionado a compra de 2 placas gráficas iguais para as montar lado a lado no seu PC, numa configuração SLI (NVIDIA) ou CrossFire (AMD Radeon).

No entanto, é cada vez mais óbvio que tanto a AMD como a NVIDIA estão a deixar esta tendência para trás, devido às muitas complicações que a junção de duas placas traz para cima da mesa, tanto no suporte dos jogos, como no suporte das Drivers.

É exatamente por isto que a atual gama de placas gráficas Navi da AMD Radeon não trazem suporte à tecnologia CrossFire, nem existem planos para o seu regresso. Similarmente, pelos vistos, é exatamente por isto que a NVIDIA também decidiu deixar o suporte de fora na sua nova geração de placas gráficas RTX 30.

nvidia, rtx 30



SLI está morto? As novas placas gráficas NVIDIA não trazem suporte à tecnologia

Portanto, começaram a aparecer algumas imagens referentes às placas gráficas RTX 3090 das parceiras da NVIDIA. Mais notavelmente da Zotac RTX 3090, que além do design dos coolers, parece mostrar uma outra característica interessante… O desaparecimento do conector NVLink.

O que claro está, é uma pena, mas não é de todo uma surpresa. Ao fim ao cabo, o gaming com Multi-GPU é um sonho que simplesmente nunca chegou ao seu potencial máximo.

Ainda assim… Os ‘leaks’ de hoje são apenas renderizações, por isso, ainda existe esperança para o SLI! Pelo menos na versão mais poderosa da nova gama NVIDIA, a RTX 3090. Mas se por acaso tiver dinheiro para esta placa, é muito provável que não precise de outra placa igual no seu PC.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também