Sleepmaxxing: a nova moda do TikTok para dormir funciona?

Tal como comer e beber bem, ter uma noite de sono de qualidade é fundamental para manter uma boa saúde física e mental. E surgiu uma nova tendência no TikTok que mostra os utilizadores a promover um fenómeno chamado sleepmaxxing. À primeira vista, o que o sleepmaxxing parece encorajar é positivo, mas o movimento não está isento de pontos de discórdia.

O sleepmaxxing não se refere a uma prática específica. Mas sim a um conjunto de estratégias para uma boa noite de sono. Assim pode incluir desde rotinas regulares até à utilização de determinados produtos e aparelhos. Muitas das dicas e truques que encontrará são aquelas que provavelmente já ouviu antes. Ou seja, como evitar ecrãs antes de se deitar, dormir num quarto frio, não consumir cafeína ou álcool a altas horas da noite e relaxar antes de se deitar. No entanto, outros truques partilhados na plataforma, como tomar magnésio, comer kiwis, usar óculos que bloqueiam a luz azul e fechar a boca com fita adesiva, podem deixá-lo a coçar a cabeça.

A ascensão do sleepmaxxing não deve ser uma surpresa, uma vez que os principais utilizadores do TikTok são os millennials e os Gen-Zers, que estão cada vez mais conscientes dos cuidados pessoais e da saúde mental. Independentemente disso, é seguro dizer que algumas palavras de conselho devem ser tomadas com um grão de sal.

Vale a pena seguir a tendência do sleepmaxxing?

De certa forma, vale a pena seguir a tendência do sleepmaxxing, uma vez que a sua principal intenção é fazer com que os utilizadores adoptem bons hábitos de sono. Como tudo o que acontece nas redes sociais, não é sensato tomar todos os conselhos que ouve como factos.

Mesmo que as dicas em si ainda não tenham provado ser prejudiciais, a motivação por trás de algumas delas é questionável. Alguns conteúdos de sleepmaxxing, em particular de homens em idade universitária, colocam muita ênfase na boa aparência que terá se seguir os seus conselhos. Se dormir fica com a cara assim ou de outra forma.

Alguns especialistas recomendam que fique longe de tendências como esta. É que as tentativas de um sono perfeito podem criar problemas quando tentamos controlar demasiado a situação. Tal como acontece com as aplicações de controlo do sono, consumir-se com o sleepmaxxing pode potencialmente aumentar os seus níveis de ansiedade e, ironicamente, tornar o sono muito mais difícil.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também