Tesla: sistemas elétricos das portas podem matar. Veja como

Há uns anos a maioria dos componentes dos automóveis eram puramente mecânicos. No entanto, as tecnologias de ponta estão agora envolvidas em tudo e temos muitos sistemas eletrónicos a controlarem praticamente todas as partes dos automóveis. No entanto, isto não é a solução perfeita par tudo. É que na prática e apesar dos avançados os sistemas elétricos das portas podem matar, quer sejam dos Tesla ou de outros automóveis, se as pessoas não conhecerem as regras.

Tesla: sistemas elétricos das portas podem matar. Veja como

Uma avó teve de chamar os bombeiros para salvar a sua neta, que ficou presa dentro de um Tesla com uma bateria de 12 volts descarregada. Como não havia forma de abrir as portas a partir do exterior sem energia eléctrica, não tiveram outra solução senão partir a janela do carro.

Há uma nova tendência na indústria automóvel para substituir peças físicas por sistemas acionados eletricamente. O exemplo mais óbvio é o sistema elétrico de abertura de portas. Todos os Teslas têm um sistema deste tipo. No entanto, quando a bateria de 12 volts se esgota, os mesmos sistemas podem representar um perigo significativo, especialmente quando as pessoas têm de evacuar rapidamente o veículo.

A Tesla oferece um desbloqueio de emergência de reserva que funciona sem energia, mas muitos proprietários não sabem como o utilizar. Por vezes, o cordão de desbloqueio está escondido atrás do painel da porta e nem sempre é fácil de alcançar numa emergência. Apenas as portas da frente têm desbloqueios de emergência facilmente acessíveis. Este facto causou problemas mais do que uma vez, quando a bateria de baixa voltagem (12 volts) do automóvel se esgotou. Houve mesmo quem culpasse o sistema pela morte de pessoas em acidentes que resultaram num incêndio.

Outras situações perigosas

Em setembro passado, uma mãe e a sua filha de 16 anos ficaram presas dentro de um Tesla alugado depois de a bateria de 12 volts se ter esgotado. Não conheciam o sistema de abertura de emergência das portas de um Tesla e entraram em pânico quando se depararam com um carro emparedado do qual não conseguiam sair. Felizmente, chamaram um condutor de um reboque que lhes deu instruções para saírem do Tesla através da bagageira, utilizando o desbloqueio da porta traseira.

Nem sempre surgem os avisos de bateria

Quando a bateria de baixa tensão se aproxima do fim do seu ciclo de vida, espera-se que o automóvel avise os condutores para marcarem uma reunião num centro de assistência para a substituir. No entanto, isto nem sempre acontece. Por vezes, a bateria morre sem aviso. Quando isso acontece, os sistemas auxiliares do veículo ficam sem energia, mesmo que a bateria de alta tensão tenha carga suficiente.

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Fonte: Toddler trapped in car when Tesla battery dies in Scottsdale (azfamily.com)

Uma avó de Scottsdale aprendeu isso da maneira mais difícil na quarta-feira, quando estava a carregar a sua neta de 20 meses na cadeira auto para uma viagem ao Jardim Zoológico de Phoenix. Fechou a porta traseira e deu a volta ao carro para se sentar no lugar do condutor, mas não conseguiu abrir a porta. A bateria de 12 volts estava descarregada e ela ficou trancada do lado de fora, enquanto a neta estava presa dentro do carro, presa à cadeirinha. Ela não teve outra opção senão ligar para o 112, que enviou os bombeiros de Scottsdale.

“E quando chegaram, a primeira coisa que disseram foi: ‘Uggh, é um Tesla. Não podemos entrar nestes carros'”, disse Renee Sanchez à AZ Family. “E eu disse: ‘Não me importo se tiverem de cortar o meu carro ao meio. Tirem-na de lá'”.

Curiosamente, os bombeiros não sabiam que era possível “arrancar” um Tesla com uma bateria externa que permite abrir as portas. Em vez disso, usaram um machado para partir uma janela, depois de a cobrirem com fita-cola para evitar que o vidro voasse. A operação causou grande sofrimento à menina, que já estava assustada. Felizmente, tudo acabou bem e ela regressou em segurança aos braços da avó.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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