As notificações podem ser muito importantes. No entanto também se podem tornar muito incomodativas. Sobretudo quando não ligamos os equipamentos há algum tempo e recebemos várias coisas de uma vez. No entanto, o sistema de notificações vai mudar no Android 15 e proteger os utilizadores disto.
Sistema de notificações vai mudar no Android 15!
De facto, com o novo sistema as notificações antigas podem tornar-se uma coisa do passado. É que o Android 15 vai introduzir um sistema que bloqueia as notificações com mais de duas semanas.
Se alguma vez deixou um smartphone ou tablet Android sozinho durante algum tempo, é possível que o tenha ligado para receber uma enxurrada de notificações quando o voltou a ligar. É irritante, embora não seja um problema frequente. Mas, aparentemente, a Google vai corrigir isto.
Segundo o site Android Authority, o Android 15 QPR1 “rejeita” automaticamente as notificações com mais de duas semanas por defeito. Isto faz com que essa notificação não acione um toque ou vibração, ou mesmo mostre uma notificação em tamanho real. Em vez disso, o alerta é entregue silenciosamente e num estado minimizado.
Realisticamente, isto não vai afetar muitas pessoas. Seja como for é sem dúvida uma boa notícia.
Entretanto esta não é a única novidade a chegar ao nível de notificações.
As notificações duplicadas podem ser um problema se possuir vários smartphones Android ou uma combinação de um smartphone e um tablet. De acordo com o site Android Authority, o Android 15 QPR1 Beta 2 tem um código relacionado com uma funcionalidade que sincroniza o estado das notificações entre dispositivos Android ligados à mesma conta.
Esta função chamada em inglês, Sync Across Devices, ou em português, sincronização entre dispositivos foi encontrada na aplicação de definições. Para ser mais preciso, a Google parece estar a testar uma forma de sincronizar as notificações entre dispositivos Android. Se abrir ou ignorar uma notificação num dispositivo Android, esta pode desaparecer do outro dispositivo. Além disso, o código desta função foi encontrada na classe com.android.settings. Isto significa que pode chegar a todos os dispositivos Android. Ou seja não apenas exclusivo do dispositivos Pixel.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!