Os automóveis têm várias tecnologias para garantirem uma condução segura. De facto são tantas que várias vezes as pessoas acabam por as confundir. É exatamente o que se passa com termos como o sistema de controlo de tração.
Como funciona o sistema de controlo de tração do seu carro
Os sistemas de controlo de tração são mais antigos do que o controlo de estabilidade. Na verdade, pode pensar no controlo de tração como o irmão mais velho ou antecessor dos modernos sistemas de controlo de estabilidade. Os sistemas de controlo de tração (TCS) funcionam em conjunto com o ABS de um automóvel, que mede a velocidade da roda utilizando sensores montados no cubo da roda ou perto dele.
Estes sensores de velocidade das rodas utilizam ímanes para monitorizar o movimento e a velocidade das rodas do seu automóvel. Se o sistema detetar uma rotação anormal ou uma perda de tração – como quando conduz em superfícies molhadas ou escorregadias, como o gelo – a luz do controlo de tração pode aparecer no painel de instrumentos e o sistema aplicará automaticamente os travões a uma ou mais rodas.
Alguns sistemas também reduzem a potência do motor quando se deteta uma perda de tração. Nestes sistemas, se o condutor começar a perder o controlo, o módulo de controlo do sistema aplicará seletivamente a pressão dos travões e reduzirá a potência do motor para ajudar o condutor a recuperar o comando do veículo.
Estes sistemas podem normalmente ser ligados ou desligados através de um botão no painel de instrumentos. O botão pode dizer “TCS”, “TC” ou “TCL”, ou ter a imagem de um carro com linhas de derrapagem por trás.
É sem dúvida um sistema muito útil para garantir que tudo corre bem na estrada. Afinal de contas tudo o que deixe os condutores mais a salvo é bem-vindo!