Como deve saber, ontem foi um dia quase inteirinho passado a falar do Sismo por terras Lusas. Mais concretamente, de como tudo tremeu (mas nada caiu), de como o smartphone avisou alguns segundes antes, ou então, de como foi apanhado completamente de surpresa, porque o iPhone ficou caladinho, e por isso nem sabia se estava a sonhar ou se aquilo estava mesmo a acontecer à sua frente.
Aqui faz todo o sentido perceber o porquê de a grande maioria dos smartphones Android terem emitido um aviso, isto enquanto o iPhone ficou completamente mudo.
Afinal, 10 ou 15 segundos de aviso podem fazer toda a diferença num sismo mais a sério.
Sismo em Portugal: Android avisou! iPhone não disse nada!?
Portanto, no meu caso, acordei alguns segundos antes do sismo, muito provavelmente porque o meu Pixel 9 vibrou, e eu acordei com o som do smartphone a fazer barulho contra a mesa de cabeceira. Logo a seguir, tudo começou a abanar, eu acendi a luz, liguei o telemóvel, e lá estava o aviso da Google, a afirmar que estava perante um sismo de magnitude entre 5.4 e 5.9 (mais tarde confirmado 5.4).
Assim que tudo parou de tremer, voltei a desligar a luz e fui dormir.
Bem… O mesmo não aconteceu para quem tem um iPhone!
Isto porque o smartphone da Apple, apesar de também contar com este tipo de funcionalidade, em Portugal, a coisa não correu muito bem.
O que aconteceu?
Primeiro, a mensagem de aviso não aparece antes do sismo acontecer. É impossível prever quando é que irá acontecer um fenómeno deste tipo. O sistema existe para avisar o máximo de pessoas possível, enquanto o efeito do sismo se propaga.
Isto pode dar alguns segundos de aviso, que poderá ser o suficiente para que estas se abriguem, caso o efeito seja grave no seu domicílio.
Dito tudo isto, enquanto a Google utiliza o sistema CrisisResponse, a Apple utiliza algo um pouco diferente, que provavelmente (ainda) não funciona em Portugal, bem como em outras regiões. Sendo exatamente por isso que, se porventura tiver um iPhone, apesar de ter a sua localização ligada, e acesso à Internet ou Rede Móvel, acabou por não ter qualquer aviso.
O aviso não devia ser responsabilidade de terceiros. Portugal devia ter mecanismos próprios!
Ter este tipo de aviso deve ser algo essencial no nosso smartphone. Porém, a distribuição não devia estar a cargo de uma empresa privada.
Dito isto, por alguma razão, o IPMA não foi capaz de enviar uma mensagem de texto geral para todos os Portugueses (alguns receberam) Aliás, o site do organismo foi abaixo na altura do acidente, e como tal, pouco ou nada foi feito de dentro para fora.
O que muito honestamente fica mal a Portugal, uma região que tem um historial triste com sismos. Esperemos que o acontecimento de ontem sirva para melhorar sistemas, e dessa forma, evitar males de maior no futuro.
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