Google já recebeu as sínteses alimentadas por IA na pesquisa

Depois de um ano em experiência a Google está oficialmente a ligar as sínteses alimentadas por IA na Pesquisa para todos os utilizadores.

Google já recebeu as sínteses alimentadas por IA na pesquisa

A Google anunciou pela primeira vez a Experiência Generativa de Pesquisa no I / O 2023. A nova experiência combinava IA generativa com resultados de pesquisa para fornecer resumos de IA e respostas à consulta de um utilizador com base em informações ao vivo da Pesquisa. No ano passado, muitos experimentaram isto, e a Google sente que é hora de lançá-la ao público.

sínteses alimentadas por IA

A partir de hoje, a Google está a tornar as “sínteses de IA” na experiência predefinida na Pesquisa.

Com a tecnologia Gemini, esta nova experiência na Pesquisa fará com que a maioria das consultas feitas ao motor de busca sejam devolvidas com resultados tradicionais empurrados para baixo da página. As sínteses de IA tendem a mostrar alguns links por consulta. Isto embora nem sempre apareçam. É que normalmente só surgem depois de clicar para expandir a resposta completa gerada pela IA.

A Google revela que o lançamento começa para já nos Estados Unidos com outros países a seguirem-se “em breve”.

A empresa espera que estas sínteses geradas por IA estejam disponíveis para “mais de mil milhões de utilizadores”. Isto até o final de 2024.

A empresa acrescenta que as sínteses gerais de IA são algo que vai estar presente na pesquisa. Ou seja, comparando-o a um painel de conhecimento ou snippet em destaque. Não é algo que possa ser totalmente desativado.

Isto pode ser mau para muitos sites

Um dos receios em torno da remodelação da IA da Pesquisa Google tem sido a forma como irá afetar os sites que obtêm muito do seu tráfego através da Pesquisa. Assim estima-se que a mudança poderá fazer com que 25% do tráfego se perca nos próximos dois anos, e isto com muitos sites já a sofrerem – muitos mesmo a morrerem – às mãos da Pesquisa, especialmente nos últimos meses.

A Google afirma que, aparentemente, os poucos links que aparecem nas visões gerais da IA recebem mais cliques do que os da pesquisa tradicional. A empresa acrescenta ainda que vai “continuar a concentrar-se” no envio de tráfego para editores e criadores à medida que expande esta novidade para mais utilizadores.

Entretanto para além do lançamento mais alargado, a Google também anunciou algumas novas funcionalidades que irá testar com os participantes do Labs na Pesquisa. Estas incluem a capacidade de ajustar as sínteses gerais da IA através de melhorias como a simplificação da linguagem utilizada. Também o raciocínio em várias etapas para consultas complexas, as capacidades de planeamento, entre outras coisas.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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