Como deve saber, este estranho ano de 2021 ficou marcado por uma profunda crise de produção de chips, que afetou várias indústrias, e ao que tudo indica, ainda está um pouco longe de terminar em pleno. Sim, são esperadas algumas melhorias em 2022, mas o regresso à normalidade… Só lá para 2023 ou quem sabe, 2024.
Dito tudo isto, sem placas gráficas ‘decentes’, os fãs do mundo dos computadores tiveram de optar por outros produtos menos poderosos. Como é o exemplo da ‘velhinha’ GTX 1650, originalmente lançada em Abril de 2019, que hoje em dia deveria custar cerca de ~150€, mas, infelizmente, tem andado mais perto dos 350~400€.
Muito resumidamente, esta placa gráfica, a ser vendida a quase 300% do seu preço ‘normal’, é assim uma das placas gráficas mais vendidas de 2021.
Sinal dos tempos? A GTX 1650 é a placa mais vendida de 2021
Infelizmente, o resultado da crise, e claro, loucura do mining que fez voar as placas gráficas mais recentes das prateleiras. Encarecendo-as no processo, claro está. Infelizmente, isto resultou em entusiastas a ficarem satisfeitos com placas gráficas ‘más’, a preços igualmente maus.
Na verdade, isto nem é grande novidade, visto que a subida de popularidade da placa gráfica, que nem sequer faz parte da geração RTX 20, foi aparente, mês após mês, no Steam Hardware Survey. Afinal de contas, esta placa já é a segundo mais popular da plataforma, ficando muito perto da super popular GTX 1060.
O mercado continua louco! Ainda assim, pode ser que o lançamento de placas gráficas da Intel, marcado para Janeiro, e lançamento de refresh de 6nm no lado da AMD, que também deverá começar em Janeiro, a começar na gama baixa, abane um pouco as coisas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Viu-se obrigado a comprar uma GTX 1650? Ou fugiu dessa ideia da mesma forma como anda a fugir do COVID há quase 2 anos? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!