Sinais de luzes para avisar de operações stop pode ser má ideia!

Os faróis modernos aumentaram drasticamente o seu brilho nos últimos anos e são necessários para conduzir em segurança à noite. No entanto, em algumas ocasiões, acabam por se utilizar para outras coisas. Como cortesia, pode fazer sinais de luzes para alertar os outros condutores operações stop. Não existem leis que considerem esta prática ilegal mas a verdade é que utilizar os máximos a determinadas distâncias de outros condutores pode causar-lhe problemas legais.

Sinais de luzes para avisar de operações stop pode sair muito caro!

Os máximos são de série nos veículos, actuando como uma das muitas formas de melhorar a visibilidade quando conduz à noite. Podem-se simplesmente ligar e desligar, aumentando o seu campo de visão, e podem ser acesos para avisar ou comunicar com outros condutores.

Os máximos podem-se utilizar em determinadas condições mas é preciso ter atenção ao lei. Eis o que ela diz.

sinais de luzes para avisar de operações stop pode ser má ideia!

“Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.”

Entretanto saiba que circular com os máximos ligados no cruzamento com outros veículos de forma a provocar encadeamento, é uma infração muito grave ao código da estrada. Saiba que uma contra ordenação muito grave dá direito de inibição de conduzir de 2 meses a 2 anos.

Quer esteja apenas a tentar ver o que está à sua frente, a ser um bom samaritano ao avisar outros condutores da polícia e de obstáculos, ou apenas a tentar comunicar, os faróis podem ser tão incómodos como úteis. Conhecer as regras da zona e os seus direitos é crucial para a sua segurança, a segurança dos outros e a sua situação legal.

Costuma utilizar os máximos para este efeito? Conte-nos tudo nos comentários.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também