Qual é o grande problema de um veículo elétrico nos dias que correm? O carregamento! Mas não, não estamos a falar tempo que a coisa demora a carregar, ou sequer da autonomia que a bateria oferece quando está a 100%… O grande problema dos veículos elétricos, especialmente na cidade, é mesmo o tema do “como é que se carrega a coisa.”
Afinal de contas, quantas vezes já viu extensões lançadas de varandas de apartamentos no segundo ou terceiro andar de um prédio, amarradas a postes de iluminação, para carregar um carro elétrico, ou mota elétrica? É um problema sério! Que na verdade, tem uma resolução cada vez mais complicada, porque o número de veículos elétricos continua a aumentar, e as alternativas de carregamento públicas não são de todo as melhores.
Pois bem, é aqui que entra a Silence!
Uma marca Espanhola focada neste mercado, que além de motas elétricas (Scooters), também está a desenvolver um carro, em que imagine só… Pode levar a bateria para sua casa, e carregá-la que nem um simples smartphone.
Sim, leu bem, não tem de andar a atirar o carregador do seu carro, ou mota, pela janela fora. Vamos tentar saber mais?
Silence – Pode ser a solução para os problemas dos elétricos!
Portanto, a Silence é uma fabricante sediada em Barcelona, Espanha, que anda há mais de 10 anos a desenvolver veículos elétricos, bem como tecnologia para dar vida a novas baterias baterias proprietárias, cada vez mais práticas, mais úteis, e claro, mais poderosas e eficientes.
É graças a esta “base” de desenvolvimento, que podemos agora olhar para uma gama de algumas motas elétricas, e claro, um novo automóvel (Que chega a Portugal no início de 2023). Ambos de pequenas dimensões, mas ainda assim capazes de chegar aos 130 quilómetros de autonomia no caso das scooters, e 150 quilómetros no caso do automóvel.
Qual é a inovação no meio de tudo isto?
É muito simples, a bateria é removível, e apesar de ser pesada (~40kg), tem um sistema de transporte proprietário (e patenteado). A ideia é que seja possível levá-la para a casa, ou trabalho, sem qualquer problema. Para quê? Para carregá-la sem as tais artimanhas das fichas triplas amarradas aos postes de iluminação públicos.
No carro, a história é exatamente a mesma, a bateria também. Ou seja, a grande diferença é que em vez de uma bateria, o automóvel utiliza duas, iguais, de forma a alimentar os 2 motores elétricos.
Uma solução que também é vantajosa para o caso de querer entrar no Ecossistema da marca. Afinal, como a bateria é exatamente a mesma, pode trocá-las entre o carro e a mota. Consegue imaginar ter os dois veículos estacionados à sua porta, ter a bateria na mão, e simplesmente escolher qual é o “sortudo” que vai para a estrada nesse dia? (Se estiver a chover, é melhor levar o carro!)
Entretanto, se gostou da estratégia da Silence, nada melhor que dar uma vista de olhos ao site, ou então dar um saltinho à sua nova loja Flaghship em Lisboa onde tem os modelos S01 e S02 em exposição, e pode sempre fazer um ‘test-drive’ pelas ruas da capital
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!