A série da Netflix, Adolescência, mexeu com pais, educadores e a comunidade escolar em geral. Se para uns serviu apenas como entretenimento, para outros serviu como um grande alerta, especialmente para todos os pais que pelos mais variados motivos não sabem ao certo com quem os filhos andam a comunicar e sobretudo como o andam a fazer. Os emojis, por exemplo, são utilizados para comunicar sob a forma de código. No entanto para que não seja apanhado de surpresa há um site que revela o significado dos emojis que o seu filho envia ou recebe.
Este site diz-lhe o significado dos emojis que o seu filho envia!
Esta semana as autoridades lançaram o alerta para alguns emojis que podem parecer inocentes. No entanto, na realidade podem ter um significado muito perigoso. Algo que pelas suas características acaba por passar despercebido a muitos pais. Foi para dar uma ajuda que o David Sopas, um conhecido especialista nacional em segurança, resolveu disponibilizar uma ferramenta simples online que diz ao certo o que os emojis que o seu filho enviou ou recebeu podem querer dizer.
Como refere o próprio criador, esta aplicação Web ajuda os pais e os encarregados de educação a compreenderem os significados ocultos por detrás dos emojis. Também dos termos de calão frequentemente utilizados nas mensagens dos adolescentes. Assim detecta emojis, acrónimos e calão associados a tópicos de risco, como sexting, consumo de drogas e bullying online.
Tudo é tão simples como visitar este endereço https://dsopas.github.io/emoji-translator/ e introduzir os emojis. A seguir surge o resultado.
Numa altura em que vão surgindo cada vez mais plataformas de comunicação e é difícil para os pais andarem em cima de tudo é realmente importante o surgimento destas ferramentas que ajudem, pelo menos, a estarem a par de situações que podem ser realmente perigosas para os mais pequenos.