Serviços de streaming: só uma coisa garante o sucesso!

Os serviços de streaming já existem há algum tempo e, em 2023, é pouco provável que não esteja inscrito em pelo menos um deles. No entanto, o mercado não está fácil e como o dinheiro não abunda as pessoas têm de fazer escolhas. Assim é por isso que os serviços de streaming têm de se destacar e superar a si próprios todos os anos. E, claro, este ano não está a ser diferente. Quer se trate de videojogos ou de novos planos de subscrição, as plataformas estão experimentar algumas coisas novas para despertar o seu interesse. No entanto no que diz respeito aos serviços de streaming só uma coisa garante o sucesso!

A indústria do streaming tal como a conhecemos mudou

Tal como o advento do streaming provocou uma mudança de paradigma na indústria do entretenimento que causou problemas à televisão por cabo, alguns acontecimentos a nível mundial alteraram o mercado do streaming.

A COVID, por exemplo, afetou a programação em várias plataformas de streaming, reduzindo a qualidade aos olhos de muitos críticos e audiências. Este facto, associado ao custo de vida, aumentou as expectativas dos utilizadores em relação a estas plataformas de streaming.

As plataformas de streaming como a Netflix têm o hábito de cancelar programas de forma implacável, algo que provavelmente terá de mudar no futuro. Muitas vezes, os utilizadores pediram o regresso de uma série cancelada, o que mostra que as plataformas de streaming estão muitas vezes longe de avaliar os conteúdos que interessam às pessoas. Com as novas expectativas dos utilizadores a ganharem forma, as plataformas de streaming têm de encontrar formas de manter os utilizadores satisfeitos.

A concorrência é feroz, forçando a inovação

As plataformas de streaming têm de fazer mais para se manterem relevantes e oferecerem mais aos seus utilizadores. Pense na Netflix a desenvolver jogos como parte do seu serviço ou Amazon a apostar no Prime Video como uma das vantagens da sua subscrição.

As plataformas de streaming precisam de fazer mais para se manterem à frente dos seus concorrentes. Precisam de o convencer a si e a outros utilizadores de que, se tiver de optar por uma única plataforma de streaming por razões financeiras, é na deles que deve permanecer e em mais nenhuma.

Que experiências de streaming serão bem-sucedidas?

Está a ocorrer uma grande variedade de experiências de streaming com as empresas a tentarem manter-se inovadoras face a uma indústria difícil.

Entretanto a Netflix está a apostar nos jogos. Já a Disney pretende licenciar os seus conteúdos a estúdios terceiros. Para além disso teremos ainda mais experiências em todos os principais serviços de streaming no que respeita a preços.

Com a Netflix e o Disney+ a serem apenas alguns dos serviços de streaming com planos suportados por anúncios, é apenas uma questão de tempo até que toda a indústria siga o exemplo.

O caminho a seguir?

O caminho passa por ouvir os utilizadores e na produção de filmes e séries de qualidade. A plataforma que mais souber estar atenta ao que os utilizadores procuram terá mais sucesso. Isto para referir que os sucessivos cancelamentos por parte da Netflix poderá ter retorno e levar, com o passar do tempo, vários utilizadores a afastarem-se da plataforma.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também