Depois do Edge os separadores divididos chegam ao Chrome

As funcionalidades úteis merecem estar em todas as aplicações e, desta vez, o Google Chrome está a adotar uma dessas funcionalidades do Microsoft Edge. Estamos a falar de separadores divididos, uma funcionalidade que já faz parte do Edge há algum tempo e que lhe permite utilizar dois separadores em metades iguais dentro da janela do browser. Vamos então olhar para o funcionamento dos separadores divididos no Chrome.

Separadores divididos: depois do Edge vão chegar ao Chrome

O investigador Leopeva64 descobriu esta função escondida numa versão recente do Chrome. De acordo com as imagens, quando clica com o botão direito do rato num separador inativo, o menu de contexto mostra uma opção “Dividir separador com separador ativo”. Clicar na opção não faz nada, mas não é difícil adivinhar o resultado, que é dividir as janelas do Chrome em duas partes com estes dois separadores selecionados.

Claro que esta divisão de separadores pode não entusiasmar os utilizadores de computadores portáteis, uma vez que o ecrã mal dá para uma página Web. No entanto para PCs de ecrã grande e até para computadores portáteis de ecrã largo, a funcionalidade é um bónus. Não precisa de abrir outra janela do browser, reabrir a mesma página Web e depois utilizar os esquemas disponíveis para colocar duas janelas de cada lado.

depois do microsoft edge, o chrome testa uma funcionalidade de separadores divididos

Comparando-o com a implementação das mesmas funcionalidades do Microsoft Edge, existem pequenas diferenças. Em vez da opção do menu de contexto direito disponível em cada separador, tem de entrar primeiro no modo de ecrã dividido através do menu Definições.

Depois, pode escolher um separador para o ecrã dividido entre os separadores disponíveis. Entretanto a implementação do Chrome é mais interessante porque pode entrar diretamente no modo de ecrã dividido. Ou seja, não é necessário entrar nas definições e, em seguida, seguir mais dois passos para selecionar um separador.

Por enquanto, a funcionalidade não funciona e clicar na opção não faz nada, conforme ilustrado no clip de vídeo. Mas se esta funcionalidade chegar à versão estável, reduzirá a necessidade de instalar outra extensão. Também de utilizar duas janelas do Chrome para o ecrã dividido com a ajuda do Windows.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também