Todos nós já passámos por uma situação em que a luz de verificação do motor se acende, sabendo que, a menos que seja resolvida imediatamente, será um problema persistente e de longa duração. É um dos símbolos mais importantes a conhecer no painel de instrumentos do seu automóvel, mas também vem com uma lista aparentemente interminável de problemas que podem ser a causa. Um desses problemas pode ser dos sensores de oxigénio. Mas o que é que eles fazem realmente?
Esta luz do seu carro acendeu? Pode ser o sensor do oxigénio!
Os sensores de oxigénio são pequenas peças de tecnologia localizadas em vários pontos de um veículo. A maioria dos automóveis vem com pelo menos dois. Um está ligado ao motor no coletor de escape, enquanto o outro se encontra no sistema de escape, imediatamente a jusante do conversor catalítico. Dado o seu nome, seria correto assumir que os sensores de oxigénio monitorizam os níveis de oxigénio. Fazem-no medindo a quantidade de oxigénio não queimado no escape, enviando sinais à unidade de controlo eletrónico (ECU) do veículo para otimizar a relação ar/combustível correta.
Os sensores de oxigénio notificam a ECU quando existe um desequilíbrio na mistura de oxigénio e combustível no sistema, levando-a a injetar mais ou menos combustível no motor. O segundo sensor mede os níveis de oxigénio no fluxo de escape, determinando a eficácia do funcionamento do conversor catalítico.
O que acontece quando avariam?
Os sensores de oxigénio acabam por se estragar e precisam de ser substituídos, mas podem durar no mínimo 40 mil km. Felizmente, existem alguns sinais que indicam que os seus sensores de oxigénio estão danificados.
Tal como acontece quando a maioria das coisas correm mal no seu automóvel, a luz de verificação do motor acende-se quando os sensores de oxigénio falham. É, de facto, uma das razões mais comuns por detrás desse sinal. No entanto, não vá imediatamente substituí-los você mesmo. Se a luz aparecer, pode utilizar um leitor de códigos para diagnosticar o seu automóvel. Como em muitos casos, possuir esta ferramenta de diagnóstico automóvel pode poupar-lhe muito dinheiro. Mas se não tiver a ferramenta à mão, leve o seu veículo à oficina. Entretanto peça aos especialistas que o façam, pois por vezes outros problemas podem levar a um desequilíbrio ar-combustível.
Pode também procurar maus cheiros e fumo negro no tubo de escape. Quando os sensores de oxigénio estão avariados, o seu automóvel pode, por vezes, compensar em excesso e lançar mais combustível para o motor. Embora isto possa causar uma alteração notória no consumo de combustível, pode também ser a causa dos maus cheiros ou do fumo negro que sai do escape. Além disso, os sensores de oxigénio defeituosos podem provocar um mau desempenho do motor, incluindo aceleração lenta, falhas de ignição e paragem. Se notar algum destes sinais, poupe a dor de cabeça e mande inspecionar o seu automóvel o mais rapidamente possível.
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