Esta é a forma correta de segurar o volante do seu carro!

Conduzir é uma habilidade que requer atenção, coordenação e prática. Um dos aspectos fundamentais da condução é a forma como se segura o volante. Segurar o volante do carro pode parecer uma das tarefas mais simples quando se trata de conduzir, mas um número surpreendente de pessoas continua a enganar-se. A colocação correta das mãos não só garante conforto, como também aumenta a segurança e o controlo do veículo.

Esta é a forma correta de segurar o volante do seu carro!

A evolução do posicionamento das mãos

Tradicionalmente, a posição recomendada para as mãos num volante era a posição “10 e 2”, referindo-se à colocação das mãos como se o volante fosse o mostrador de um relógio. No entanto, este conselho foi estabelecido na era anterior à direção assistida e aos airbags nos automóveis, e destinava-se tanto à alavancagem como ao controlo.

A recomendação evoluiu com o advento das modernas caraterísticas de segurança automóvel, tais como a direção assistida e os airbags, e, atualmente, a maioria dos especialistas recomenda a posição “9 e 3”, havendo também quem recomende a posição “8 e 4”, principalmente para a condução em longas distâncias. Ambas são consideradas mais seguras e eficazes do que a posição “10 e 2” por várias razões:

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Segurança do airbag: Em caso de acionamento de um airbag, as mãos posicionadas na posição “10 e 2” podem ser empurradas para a cara do condutor, provocando ferimentos. As posições “9 e 3” ou “8 e 4” reduzem este risco.

Melhor controlo: Estas posições proporcionam uma maior estabilidade e controlo, permitindo intervenções mais precisas na direção.

Redução da fadiga: Segurar o volante nestas posições pode ser mais confortável, reduzindo a fadiga muscular durante longas viagens.

Segurar o volante desta forma evitará que as suas mãos batam na sua cara se o airbag disparar num acidente.

Técnica correta para segurar o volante

Ajuste o seu banco: Antes de agarrar o volante, certifique-se de que o seu banco está ajustado de forma a poder alcançar confortavelmente os pedais e o volante. Os seus braços devem estar ligeiramente dobrados, não totalmente esticados.

Agarre com firmeza, mas não com força: Segure o volante com firmeza suficiente para manter o controlo, mas evite um aperto apertado, que pode causar fadiga e reduzir a sensibilidade dos seus movimentos de direção.

Polegares para fora: Apoie os polegares na parte exterior do volante em vez de os enrolar na parte interior. Esta posição ajuda a evitar lesões nos polegares em caso de colisão e garante um melhor controlo.

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Utilize os dedos: Os seus dedos devem envolver a roda, proporcionando uma aderência estável. Evite utilizar apenas as palmas das mãos ou apoiar a mão em cima da roda.

Mantenha-se equilibrado: Mantenha uma postura equilibrada, com as costas encostadas ao banco e as duas mãos no volante. Evite inclinar-se ou desleixar-se.

Embora seja menos comum, a postura “8 e 4” é recomendada para evitar a fadiga durante a condução de longa distância.

Erros comuns a evitar

Conduzir com uma só mão: Embora possa parecer conveniente, conduzir com uma só mão reduz o controlo e o tempo de reação. Utilize sempre as duas mãos para obter o máximo controlo.

Posições incorrectas das mãos: Evite segurar o volante nas “12 horas” (parte superior do volante) ou nas “6 horas” (parte inferior do volante). Estas posições proporcionam menos controlo e podem levar à fadiga.

Distração ao volante: Evite fazer várias tarefas ao mesmo tempo que conduz. Mantenha as duas mãos no volante e concentre-se na estrada.

Segurar corretamente o volante é um aspeto simples mas crucial de uma condução segura. Ao adotar as posições das mãos “9 e 3” ou “8 e 4”, utilizando técnicas de direção adequadas e evitando erros comuns, pode aumentar o seu controlo, conforto e segurança na estrada. Lembre-se, todos os pormenores da condução contribuem para a sua segurança geral e para a segurança dos outros à sua volta.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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