Medo! Se isto acontece estão a seguir o seu smartphone!

Algumas aplicações podem acompanhar secretamente a localização do seu smartphone, ver as suas conversas, aceder aos seus dados bancários e enviar cópias das suas mensagens para outro dispositivo. Infelizmente há muitos portugueses a sofrerem com este problema e simplesmente não dão conta. No entanto há uma coisa que tem de saber. É que há sempre algum ou outro sinal de que estão a seguir o seu smartphone. Tem é de estar realmente atentos.

Medo! Se isto acontece estão a seguir o seu smartphone!

Se suspeita que alguém pode estar a seguir o seu smartphone vale a pena tomar medidas para minimizar o risco ou acabar completamente com a actividade.

seguir o seu smartphone

Para garantir a segurança das pessoas uma equipa de peritos revelou alguns sinais de alerta que sugerem que alguém está de facto a seguir o seu smartphone.

No meio deles temos a presença de aplicações desconhecidas no dispositivo e comportamentos inexplicáveis, como o ecrã do dispositivo acender aleatoriamente.

Entretanto existem também formas de limpar o seu smartphone se acreditar que alguém o está a espiar.

Apps desconhecidas

O primeiro grande sinal embora nem sempre seja o mais óbvio é a presença de apps não familiares no seu smartphone. Assim logo à partida pode procurar no armazenamento do seu smartphone para descobrir se há alguma aplicação que não se lembra de ter descarregado.

Android mais memória iOS, Android ou iOS jogos

Atenção que elas podem ser disfarçadas como outra coisa qualquer. De facto é o que mais acontece.

Problemas no corretor automático

Entretanto pode não parecer mas este é um dos grandes sinais de alerta! Normalmente as aplicações que nos seguem registem tudo o que escrevemos no teclado. Isto devido aos chamados keyloggers. Se estiver a escrever e notar que o autocorrector está a portar-se mal, pode haver alguém a ver as suas mensagens.

O smartphone precisa de ser carregado mais vezes do que o habitual

Se houver aplicações em execução contínua, a bateria do seu smartphone irá esgotar-se muito rapidamente.

Assim se notar que o seu smartphone está a ficar sem carga a um ritmo mais rápido do que o normal, verifique se alguma aplicação recentemente utilizada é responsável.

Mensagens enviadas sem explicação

Pode haver alguém a aceder ao seu dispositivo se o seu telefone estiver a enviar mensagens de texto que você nunca escreveu ou enviou. Isto também se aplica a mensagens de texto recebidas que você não estava à espera.

seguir o seu smartphone

As aplicações podem ser usadas pelos perpetradores para enviar comandos para o dispositivo, tais como captura de ecrã, envio de e-mails ou tirar uma fotografia.

Smartphone a aquecer

Um smartphone muito quente revela aplicações que correm continuamente em segundo plano. Se ele estiver sempre assim e ninguém o estiver a utilizar pode haver alguém a segui-lo.

Comportamento inexplicável como a iluminação do seu smartphone

Entretanto se o seu smartphone está a fazer coisas estranhas em stand by como acender ou pingar sem qualquer notificação, pode haver alguma actividade suspeita a acontecer.

seguir o seu smartphone

Muito tempo a ligar e a desligar-se

Estas ameaças podem impedir que o seu smartphone se desligue para que a pessoa que o está a seguir tenha sempre acesso a ele.

Estas aplicações também podem fazer com que o seu smartphone demore muito tempo a desligar-se.

Tente desligar e ligar o dispositivo para ver se isto se verifica.

Utilização de dados

Os dados do seu smartphone podem estar a gastar-se a grande velocidade se o spyware estiver a funcionar em segundo plano.

Isto porque a pessoa que está a olhar para a sua informação está a usar a ligação do seu equipamento para todas as comunicações.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também