SearchGPT: o motor de busca da OpenAI que assusta a Google

Nos últimos meses tem-se falado muito de um motor de busca alimentado por IA da OpenAI. No entanto a uma certa altura os rumores deixaram de aparecer na Internet. Pelo menos com a velocidade a que surgiam. Agora já podemos deixar as especulações e o diz que disse de parte. É que o motor de busca da OpenAI já é oficial e chama-se SearchGPT. É uma boa notícia para quem estava à espera, mas é uma má notícia porque a maioria das pessoas vai ter de continuar à espera. Quem também não deve estar a gostar nada disto é a Google que pela primeira vez na sua história pode vir a perder a sua prevalência enquanto maior fornecedor do mundo de um sistema de busca global.

SearchGPT: o motor de busca da OpenAI que assusta a Google

A OpenAI já está a dominar o mercado da IA generativa com os seus modelos poderosos. Isto já tinha deixado a Google furiosa, mesmo sem ter tocado no mercado dos motores de busca. Agora a pressão aumentou ainda mais.

No caso da OpenAI, este motor de busca será como qualquer outro motor de busca, mas com um toque de IA. Em vez de ser como um motor de busca tradicional que se baseia em palavras-chave específicas, o SearchGPT será capaz de compreender a linguagem natural.

SearchGPT

Quando o utilizador introduz aquilo que pretende pesquisar, o motor de busca dá-lhe uma resposta gerada por IA ao estilo do ChatGPT. No entanto, irá fornecer alguns links. Existe um botão ao lado que mostra mais ligações que pode seguir.

O que é interessante neste motor de busca é que pode fazer perguntas de seguimento sobre o que acabou de pesquisar. Portanto, é como utilizar o ChatGPT, mas com ligações a outras fontes e informações adicionais.

Está ansioso por utilizar? Ainda tem de esperar!

Este motor de busca ainda não está disponível para todos. Se quiser utilizar o SearchGPT, terá de entrar na lista de espera. Vá ao site oficial se quiser entrar na lista de espera. Não fazemos ideia de quanto tempo é provável que fique na lista de espera antes de o poder utilizar, mas é melhor inscrever-se o mais rapidamente possível.

Pode fazer a inscrição aqui.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também