Os utilizadores Android que ainda executam o Android Nougat nos seus dispositivos não poderão atualizar o Google Chrome para a versão 120 nos seus dispositivos. Apesar de parecem poucos os utilizadores afetados, infelizmente não é bem assim.
Se tem esta versão Android não recebe o Google Chrome 120
A Google escreveu na sua página oficial que “a última versão do Chrome que suporta o Android Nougat é o Chrome 119 e inclui uma mensagem para os utilizadores afetados informando-os para atualizar o seu sistema operativo. O Chrome 120 não será suportado nem enviado para utilizadores com Android Nougat”.
Por outras palavras, o Google Chrome 119 é a última versão executada nestes smartphone com uma versão mais antiga do sistema operativo. A Google sugere que os utilizadores afectados actualizem o sistema operativo para uma versão mais recente para continuar a utilizar o Chrome e permanecerem protegidos.
O problema é que o Android Nougat já não tem suporte pelos fabricantes. Lançado em 2016, o Android Nougat foi a sétima versão principal do sistema operativo Android. Enquanto alguns utilizadores podem ser capazes de atualizar para o Android Oreo, também conhecido como Android 8, a maioria pode estar presa no Android Nougat.
O Google lançou o Chrome 119 para sistemas desktop e Android em 1 de novembro de 2023. A atualização corrigiu 15 problemas de segurança neste browser e introduziu várias melhorias, incluindo a capacidade de salvar e sincronizar grupos de separadores.
Apesar de não ser possível saltar de versão, a Google irá lançar várias pequenas actualizações para o Chrome 119 em novembro de 2023.
Na prática teremos uma atualização por semana para resolver problemas de segurança. O Chrome 120 será lançado a 29 de novembro de 2023. Isto de acordo com o cronograma de lançamento. Lembro que esta versão não será oferecida para dispositivos com Android Nougat (Android 7).
Entretanto todos os browsers baseados no Chromium também deixarão de ter suporte para o sistema que referimos acima. Embora seja teoricamente possível que os programadores continuem a oferecer suporte a dispositivos Android Nougat, parece improvável, pois isso exigiria um grande esforço adicional.
Dito isto, para quem está no Nougat, restam os browsers web baseados no Firefox. O Firefox suporta o Android 5.0 e superior, o que significa que os utilizadores do Android Nougat podem instalar o browser a partir do Google Play para se manterem atualizados.
Entretanto o Android Nougat tem uma pequena quota de todo o mercado Android. Neste momento trata-se de 1% e 2%. Isto significa que esses utilizadores poderão ajudar a dar um empurrão ao Firefox já que as instalações vão aumentar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!