O carregamento rápido é uma adição relativamente recente aos smartphones e algo que tem tido direito a novidades de uma forma recorrente. Isto apesar de no campo da capacidade das baterias estar tudo meio parado. Seja como for, alguns smartphones conseguem ser carregados dos 0 aos 100 em menos de uma hora o que é algo impressionante. No entanto isto nem sempre funciona e muitas vezes a culpa não é do smartphone nem do carregador. Dito isto, se o carregamento rápido não funciona verifique já o cabo.
Se o carregamento rápido não funciona verifique já o cabo!
Uma porta USB normal envia cerca de 2,5W de energia para o dispositivo ligado. O carregamento rápido atinge os 15W na extremidade baixa, enquanto alguns vão até aos 100W. Se quiser tirar partido destas velocidades de carregamento mais rápidas, terá de se certificar de que tem acessórios compatíveis.
Não é só o cabo
Primeiro, precisamos de salientar que o cabo USB-C é apenas uma parte da equação de carregamento rápido. O adaptador também precisa de suportar um carregamento rápido. Um cabo compatível não irá carregar o seu dispositivo mais rapidamente do que se estiver a usar um adaptador standard.
Se o seu smartphone suporta um dos vários padrões de carregamento rápido, provavelmente veio com um adaptador AC e um cabo que o permite. Se não, pode verificar qual o padrão de carregamento rápido que o seu dispositivo suporta e encontrar acessórios compatíveis. Isto é boa ideia ser visto com atenção. Sobretudo porque muitos dos equipamentos mais recentes já não vêm com carregador e temos mesmo de procurar um que garanta boas velocidades.
Como saber se um cabo é de Carregamento Rápido?
Há algumas coisas que pode fazer para verificar se os seus cabos existentes suportam carregamento rápido. Primeiro, deve começar por verificar a embalagem do seu smartphone ou procurar online.
Se o seu smartphone veio com um cabo USB-C de carregamento rápido, as especificações estão colocadas na caixa ou online. Assim pode dizer “Carregamento Rápido”.
Outra coisa fácil de verificar é a espessura do cabo. Os cabos de carregamento rápido tendem a ser um pouco mais grossos do que os cabos normais. Assim um cabo que seja muito fininho dificilmente irá suportar a energia necessária para disponibilizar um carregamento rápido.
Aliás isto é uma coisa que acontece mais vezes do que se pensa. As pessoas perdem o cabo original, arranjam um cabo qualquer que esteja lá por casa, na maioria dos casos muito fino e o carregamento rápido deixa de funcionar.
Entretanto se sabe que o seu adaptador AC suporta carregamento rápido, pode usar o seu smartphone para se certificar que o cabo também está a carregar rapidamente. O iPhone e o Android podem usar uma aplicação chamada Ampere para ver a medição de voltagem em tempo real. Procure por 5V, 9V, 12V, ou superior. Alguns smartphones Android também irão colocar “Carregamento Rápido” no ecrã de bloqueio.
Em geral, é uma boa regra de ouro guardar religiosamente os cabos USB-C e adaptadores que são feitos especificamente para o seu smartphone. Na maioria dos casos, isto irá assegurar as velocidades mais rápidas possíveis.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!