Como deve imaginar, se não pagar a conta da luz, vai levar a luz cortada, se não pagar a Internet, vai ficar sem TV e Wi-Fi, etc… Mas, já imaginou não pagar o empréstimo do carro, chegar à rua, e ele não estar lá? Pois bem, a Ford está a desenvolver uma novidade que vai fazer com que o carro se tranque, e se encaminhe para o stand, sozinho.
Se não pagar o carro, ele pode vir a fugir sozinho!
Portanto, isto não vai acontecer para já, porém, a Ford já tem uma patente para ‘castigar’ os condutores caso comecem a falhar o plano de pagamento do seu automóvel. Ou seja, à medida que falha os pagamentos, o carro vai perdendo funcionalidades, como é o Ar Condicionado, o GPS, o Rádio, chegando até ao ponto de não se destrancar. Curiosamente, o automóvel até pode vir a reproduzir um som irritante, apenas para chatear o condutor.
Como dissemos em cima, até pode chegar ao ponto do carro não se destrancar, mesmo que tenha a chave. Porém, a Ford tem uma benesse nesse sentido, o carro apenas teima em não destrancar ao fim de semana, possibilitando que o condutor possa ir trabalhar durante os dias de semana. (Provavelmente para que o ganha pão não seja posto em casa, e o condutor possa, eventualmente, pagar a sua dívida! Se trabalhar ao fim de semana? Bem… Vai a pé!)
Por fim, mesmo que no final de todas as contas, o condutor continuar sem pagar a sua dívida, o carro pode simplesmente encaminhar-se, sozinho, para o parque de reboque mais próximo.
Isto é, ou não é, assustador? Não é que tenha medo que o carro desapareça, porque felizmente tenho os pagamentos em dia. Mas tanto controlo do lado da fabricante levanta outras questões… Mesmo que pague, que tipo de acesso tem a fabricante ao MEU veículo?