“Se não gostas do preço da Switch 2… compra a antiga”. Loucura?

A transição entre consolas devia ser suave, porque de facto é um tema quase sempre delicado. Ainda assim, a Nintendo decidiu torná-lo ainda mais complicado com uma declaração que já está a incendiar a internet.

Doug Bowser, presidente da Nintendo of America, decidiu puxar de um clássico à Don Mattrick (Xbox One, lembram-se?) e atirar: “Se não conseguem pagar a Switch 2, podem comprar a Switch original”.

Pah… A coisa não correu muito bem para o lado da Xbox.

“Se não gostas do preço da Switch 2… compra a antiga”. Loucura? Há coisas que não se dizem.

switch 2 podia ter sido super switch. mas não!

Portanto, isto foi dito numa entrevista à CBC, onde Bowser defendeu a estratégia da empresa com unhas e dentes. “Sabemos que há pessoas que podem não conseguir pagar o preço da Switch 2. Por isso, quisemos manter as outras versões da Switch disponíveis, para que (essas pessoas) tenham uma oportunidade de entrar no nosso universo de gaming.”

Claro que esta declaração até poderia fazer algum sentido… Se a Switch 2 fosse lançada há 3 ou 4 anos atrás. Mas, em 2025, a primeira Switch está completamente ultrapassada, tanto em potência como em suporte. Os exclusivos mais recentes já se arrastam naquela consola, e com a chegada da Switch 2, isso só vai piorar.

Não estamos perante uma PS4 que ainda aguentou uns belos anos após o lançamento da PS5. A Switch 1 vai desaparecer assim que a Switch 2 chegar ao mercado.

Afinal, ao contrário daquilo que aconteceu com a PS4, os jogos novos que realmente vão aproveitar o hardware da nova consola simplesmente não vão correr na Switch original. Aliás, como é habitual nas transições de geração, talvez haja suporte para ambas durante o primeiro ano… mas depois disso, é cada um por si. Assim, a ideia de que a Switch 1 ainda é uma alternativa válida torna-se pura ilusão.

A juntar a tudo isto temos uma lista de decisões polémicas por parte da Nintendo: desde os 10 euros por um “manual digital interativo” até aos packs de upgrade de 20 euros para jogos antigos como Breath of the Wild… sem esquecer o preço surreal de 80 euros por Mario Kart World.

No meio disto tudo, a Nintendo parece estar a seguir o mesmo caminho de sempre. Ou seja, cobrar mais, oferecer menos, e confiar na lealdade da base de fãs.

Mas será que desta vez os jogadores vão alinhar? Cheira-me que as coisas vão ser um pouquinho diferentes.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...