SCUF Nomad: Transforma o iPhone numa consola!

Há alguns anos atrás, o mundo dos videojogos começou a acreditar que o futuro mobile da coisa estava no smartphone em vez de consolas portáteis dedicadas. Afinal, até é uma coisa que faz algum sentido, visto que como todos nós temos um smartphone, temos também uma potencial “consola” no bolso, e como tal, somos todos potenciais consumidores.

Entretanto, à medida que a indústria começou a perceber que nem todos os utilizadores de um smartphone quer meter a autonomia da sua bateria em risco (jogar gasta muita bateria!), começou a existir uma nova e renovada aposta em consolas portáteis, sendo exatamente por isso que temos a ROG Ally e a Lenovo Legion Go a fazer das suas no mercado global.

Porém, o potencial do smartphone continua, hoje mais do que nunca, visto que qualquer smartphone moderno tem um potência de processamento fora de série, especialmente se formos olhar para os iPhone mais recentes.

Aliás, se formos olhar para os iPhone 15 Pro e Pro Max, estamos imediatamente a falar de smartphones capazes de correr jogos de qualidade muito similar à de uma PlayStation 5, o que é incrível. Como é o caso de Resident Evil Village ou Death Stranding.

É exatamente por isto que a SCUF, uma subsidiária da Corsair, decidiu lançar um comando bluetooth para o iPhone. A qualidade está lá toda! Será que pega?

SCUF Nomad: Um comando que transforma o iPhone numa consola!

Portanto, a SCUF decidiu aproveitar os seus largos anos de experiência no design e construção de comandos para PC e Consolas, para fazer algo um pouco superior ao que já existe no lado dos smartphones.

Como é óbvio, já existem comandos com e sem fios para smartphones no mercado, mas num “pacote” tão bom como este? Isso se calhar já não.

Assim, temos aqui um comando muito bem feito, com joysticks simétricos com tecnologia Hall Effect, num design elegante e sofisticado que não parece exagerado, apesar de ser muito fácil perceber que é um produto da SCUF.

Em suma, é um comando bonito, sofisticado e funcional, visto que além dos botões que podemos em qualquer comando, temos ainda duas pás traseiras, e o software é incrivelmente avançado e completo.

Porém, é estranho olhar para este comando e perceber que é um exclusivo iOS. Afinal, é um comando Bluetooth, e como tal, deveria ser possível ter a mesma exata experiência no lado Android da coisa. Talvez no futuro?

A minha única queixa real é que os botões podem parecer um pouco pequenos nas primeiras utilizações. Mas isso é uma questão de hábito, porque a qualidade está lá, especialmente no lado dos joysticks.

Encaixe

Usei o SCUF Nomad com o meu iPhone 15 Pro Max, tanto com capa, como também sem capa.

O encaixe funciona ao esticar o mecanismo como pode ver na imagem, o que por sua vez significa que o Nomad é compatível com a grande maioria dos iPhone mais recentes. Dito isto, o smartphone nunca vai cair do comando (a não ser que tenha mesmo muita falta de jeito).

Porém, o módulo de grandes dimensões dos modelos mais recentes do iPhone implicar ter pelo menos uma das câmaras encostada ao mecanismo do comando. Porém, esse mecanismo não vai causar danos como riscos, porque é feito de borracha suave.

Software: É isto que torna o comando especial!

O produto em si é muito bem construído, porém, o que separa o trigo do jóio está no lado do software, porque com o SCUF Nomad vai ter de instalar a app SCUF Nomad Controller, que por sua vez é uma espécie de Launcher para todos os jogos que tiver instalados, e claro, também permite ter acesso a todas as funcionalidades de personalização do produto.

Dito tudo isto, aplicações como esta há aos montes na PlayStore, mas, a alternativa da SCUF é realmente bonita, com animações suaves e bem conseguidas, e uma interface extremamente fácil de entender para qualquer tipo de utilizador. A experiência é boa!

 

Dito isto, a app está dividida em quatro partes, que também acaba por mostrar as grandes capacidades desta:

  • Home – mostra os jogos já instalados no smartphone.
  • Jogos Recomendados – Apresenta uma lista de jogos que deve jogar com o SCUF Nomad, sendo possível procurar por tipo de jogo, ou plataforma.
  • Game Launcher – Lança as aplicações.
  • Galeria – Armazena vídeos de gameplay ou capturas de ecrã feitas em jogo. (Pode escolher entre as resoluções 480p/720p/1080p/1440p, 30fps ou 60fps e o codec H.264 ou HEVC.)

Além de tudo isto, é também possível calibrar os botões, e até definir a sensibilidade ou Dead Zone dos joysticks.

Concluṣo РVale a pena?

Tendo em conta os produtos que já existem no mercado, escolheria facilmente o SCUF Nomad em vez do possivelmente mais popular Razer Kishi V2. O design é mais bem conseguido, e a qualidade de construção também é superior. Isto sem falar da app acompanhante, que pura e simplesmente não tem rival.

Mas, o preço tem uma palavra a dizer, visto que a SCUF pede 109.99€ pelo Nomad, o que é substancial para um tipo de produto que ainda não foi capaz de se massificar no mercado.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Há alguns anos atrás, o mundo dos videojogos começou a acreditar que o futuro mobile da coisa estava no smartphone em vez de consolas portáteis dedicadas. Afinal, até é uma coisa que faz algum sentido, visto que como todos nós temos um smartphone, temos...SCUF Nomad: Transforma o iPhone numa consola!