SAS ou SATA: qual é o melhor e quais as diferenças?

Interfaces como SATA e SAS permitem que as motherboards façam interface com HDDs e SSDs, permitindo que elas carreguem sistemas operativos, executem programas e façam quase tudo que os computadores podem fazer. No entanto, com tantos usos diferentes é fácil perder-se em termos como SAS ou SATA. O que são? Em que é que diferem? Qual deles deve escolher?

SAS ou SATA: qual é o melhor e quais as diferenças?

O que é SATA?

O conetor SATA ou Serial Advanced Technology Attachment usa os 15 pinos de alimentação padrão e sete pinos de dados. As unidades SATA são mais populares porque dão prioridade à capacidade de armazenamento em relação à velocidade, resultando num armazenamento em massa barato e facilmente disponível.

ssd, smartssd, samsung, smart

No entanto, o facto de as unidades SATA se concentrarem na capacidade de armazenamento não significa que sejam lentas. A maioria das unidades SATA para consumidores começam com 5400 RPM, mas podem chegar a 7200 RPM. Embora as unidades SATA não sejam tão rápidas como as unidades SAS, são mais do que suficientes para a maioria das pessoas utilizarem os seus computadores.

As unidades SATA também são baratas, pelo que são a solução de armazenamento perfeita para a maioria das situações, como executar um NAS DIY ou efetuar cópias de segurança regulares de dados. Mesmo com os SSDs a ganhar terreno, os HDDs SATA continuam a ser populares para armazenamento em massa.

O que é SAS?

SAS significa Serial Attached Small Computer System Interface. Utiliza um conetor semelhante ao SATA, utilizando também 15 pinos para alimentação e sete para transferência de dados. No entanto, a divisão no conetor SATA entre os pinos de alimentação e de transferência de dados não é tão proeminente.

As unidades SAS são mais rápidas e mais fiáveis do que as unidades SATA em termos de transferência de dados. Um conetor SATA é rápido a armazenar dados, mas os dados de saída não são transferidos à mesma velocidade. O SAS resolve este problema transferindo os dados de saída tão rapidamente como os de entrada.

SAS ou SATA

São normalmente utilizados em aplicações e servidores de nível empresarial concebidos para funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. De acordo com a Toshiba, um dos fabricantes de HDD mais populares do mundo, o tempo médio entre falhas (MBTF) para unidades SAS é de 1,4 a 2,5 milhões de horas de utilização entre 5 e 55 graus Celsius. Em contrapartida, o MTBF das unidades SATA de uso geral é de apenas cerca de 600 000 horas de utilização à mesma temperatura.

No entanto, consomem mais energia e é prática comum ter uma unidade SAS a carregar o SO num servidor e utilizar unidades SATA para armazenamento. Isto também é feito porque as unidades SAS se concentram mais nas velocidades de transferência de dados do que no armazenamento, o que significa que as unidades SAS com mais de 500 GB podem ser bastante caras.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também