Samsung e Xiaomi crescem enquanto a Huawei cai no mercado

No seguimento do que muitos previam a Huawei não está a conseguir manter a sua liderança no mercado de smartphones. De facto, está a sofrer uma forte queda conforme revelam as últimas informações que chegam da Counterpoint Technology Market Research. São boas notícias para a Samsung e Xiaomi, mas más para a Huawei.

Samsung e Xiaomi crescem enquanto a Huawei cai no mercado

No final de agosto, a participação da Huawei no mercado de smartphones era de 16% contra 21% da participação que a empresa tinha em abril deste ano. Aliás foi com esse resultado que a empresa chinesa se tornou na fabricante número um. Entretanto a queda da Huawei permitiu que a Samsung recuperasse sua liderança e controlasse 22% do market share de dispositivos móveis.

Samsung e Xiaomi Huawei

Entre as três primeiras, ainda temos a Apple, e sua participação é 12%. O quarto lugar pertence à Xiaomi com 11% contra 8% em abril. Os especialistas acreditam que a queda da Huawei vai continuar e no próximo ano esta empresa vai cair para a sétima posição no ranking das maiores fabricantes de smartphones. O enfraquecimento da empresa chinesa será bom para seus concorrentes, que poderão melhorar a sua posição no mercado.

É provável que no final do quarto trimestre o lançamento do iPhone 12 suba as vendas da Apple.

s20

A Samsung está numa fase de muito sucesso e ao contrário do que aconteceu com muitas empresas a pandemia ajudou a cimentar ainda mais os resultados em 2020.

A empresa divulgou uma previsão de que o seu lucro no terceiro trimestre será de cerca de 12,3 trilhões de won, ou seja, 10,6 mil milhões de dólares. Isto é um aumento de 58% em relação ao mesmo período do ano passado. A Samsung também reportou que a receita da empresa aumentou quase 5%, para 66 trilhões de won, ou seja, 57 mil milhões de dólares.

Este otimismo e tais indicadores são especialmente interessantes tendo em conta o facto de a empresa ter registado uma redução dos lucros de 56% ao longo do ano. A Samsung não especificou o que influenciou estes resultados, mas, provavelmente, o crescimento foi devido à alta procura pelos produtos da empresa. As pessoas passam mais tempo em casa e como tal sentiram necessidade de atualizar os seus produtos.

Pode ler mais sobre isto aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também