Os dobráveis têm percorrido um longo caminho e estão bem melhores em relação aos modelos iniciais. Mais resistentes e sobretudo com um ecrã que funciona bem melhor. No entanto, o futuro vai trazer ainda muito mais inovações. Assim, para além dos nos ligarem ao mundo, ainda nos vão fornecer informações sobre a nossa saúde fÃsica e mental. Isto de acordo com uma nova patente que foi concedida à Samsung Electronics a 25 de março e que diz respeito aos smartphones dobráveis.
Samsung vai fazer o impossÃvel com os smartphones dobráveis!
Os documentos de patente da Samsung e que foram revelados pelo site LetsGoDigital mostram imagens que retratam um dispositivo tipo Galaxy Z Fold com vários sensores de saúde incorporados no mesmo.
Uma das imagens mostra a tecnologia a utilizar dois sensores de imagem posicionados sob o ecrã flexÃvel. Quando colocar o dedo num ou em ambos os sensores, eles analisam os dados e mostram informações valiosas sobre a sua saúde. Entretanto a pressão exercida pelo dedo conta para uma medição com mais precisão. Para isso, o utilizador terá de pressionar o dedo entre os visores. Se cobrir apenas um sensor, os dados de saúde surgem no painel flexÃvel interno. Quando ambos os sensores estiverem cobertos, os dados estão no visor externo. A descrição da patente revela também a implementação num dispositivo estilo concha como o Galaxy Z Flip. É sem dúvida algo muito interessante.
Outra ilustração mostra que a Samsung também pode colocar os sensores no exterior do dispositivo dobrável. Nesta implementação, efetuam-se medições quando o utilizador mantiver o smartphone aberto na palma da mão ou agarrar o dispositivo nas suas extremidades com os dedos sobre os sensores.
De acordo com o LetsGoDigital, os sensores podem fornecer dados sobre a sua pressão arterial, idade vascular, rigidez arterial, nÃvel de stress e nÃvel de fadiga.
Esta patente não significa que o próximo Galaxy Z Fold 3 venha equipado com sensores de saúde. É que os smartphones dobráveis continuam a ser um assunto delicado, e integrar novas tecnologias vai exigir muitos testes.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!