Dados pessoais nas reparações – Se por acaso é como eu, e tem tudo e mais alguma coisa no seu smartphone, fotos suas, da sua família, o MBWay, a app do seu banco, planos empresariais, planos de férias, contatos importantes, etc… É normal que fique um pouco preocupado, quando tem de entregar o seu aparelho a um departamento de reparação.
É quase como entregar a sua vida a um perfeito desconhecido. Assustador!
Sendo exatamente por isto que a Samsung está agora a desenvolver uma nova funcionalidade denominada de ‘Repair Mode’. Vamos perceber o que é, e o que faz?
Samsung tem funcionalidade para esconder dados aos técnicos
Portanto, a Samsung está agora a testar uma nova funcionalidade em alguns mercados selecionados, denominada de ‘Repair Mode’. Pois bem, como o nome sugere, é um modo que apenas deverá ligar quando entrega o seu smartphone para reparações. Um modo, que claro está, protege todos os seus dados, e apps sensíveis, de técnicos mais “cuscos”.
Algo que se pensar, é ESSENCIAL! Quantas vezes já teve de dar o seu aparelho para reparação, fosse este um smartphone, ou portátil, com a password ou código na folha para o técnico conseguir fazer testes?
Isto é ainda mais crítico, quando começamos a pensar na quantidade de casos em que técnicos acederam mesmo aos ficheiros dos smartphones. Como é o exemplo de algo que aconteceu em 2016, com técnicos da Apple, que acederam às fotos de uma estudante universitária, partilhando-as na Internet. A Apple foi obrigada a pagar milhões de dólares como compensação. Mas este é um caso que foi “apanhado”… Quantos não são?
O que acontece com o modo ativo?
De forma resumida, o aparelho fica como um “livro em branco”. Todas as contas desaparecem, bem como as mensagens, emails, fotos e vídeos. Apenas as apps do sistema ficam disponíveis. O que claro está, permite todos os testes necessários, mas protege os dados do utilizador.
Este modo, como qualquer novidade Samsung, vai ser primeiramente lançada para os topo de gama mais recentes. Mas, ao longo do tempo, vai também aparecer em aparelhos mais antigos. Curiosamente, um dos primeiros aparelhos a receber a novidade é o Galaxy S21.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Porquê só agora? Já teve más experiências? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!