Há alguns meses, começámos a ver leaks e rumores a apontar para um regresso da Samsung à sua origem no mundo dos smartwatches. Ou seja, um regresso ao sistema operativo da Google para relógios, o Wear OS, deixando assim to Tizen de lado.
O que pessoalmente acho muito interessante… Mas vamos por partes.
Samsung vai desistir do Tizen para ir para o ‘colinho’ da Google?
Portanto, se os dados encontrados na última versão da app Galaxy Wearable têm algumas razão de ser, a próxima geração de smartwatches Samsung Galaxy Watch irá mesmo ser baseada no Google Wear OS.
Ou seja, os novos Galaxy Watch 4 e Galaxy Watch Active 4 deverão chegar às prateleiras ainda em 2021, com um sistema operativo que nem é grande novidade para a Samsung.
Uma estratégia que pode ser muito boa, mas também muito má para o mundo dos smartwatches, visto que o Google Wear OS começa novamente a ganhar força, ao mesmo tempo que se posiciona como o grande rival aos relógios da Apple… No entanto, também ficamos com menos escolhas nas prateleiras.
Mas vamos à informação que chegou a público nos últimos dias…
De acordo com a informação descoberta na própria app da Samsung, os novos relógios Galaxy Watch 4 e Watch 4 Active têm o nome de código “Fresh” e “Wise”, chegando ao mercado em versões de 40/41mm e 44/45mm.
Mas o que é realmente interessante, é que esta app tem um novo plugin conhecido como “water”! Que caso não saiba, é a camada de compatibilidade da Samsung para o Wear OS. Além disto, temos menções a “newos” no código da aplicação, o que claro está, indica que vamos ter um funeral para o Tizen nos próximos tempos.
Em suma, tudo indica que a Samsung está a ficar mais amiga da Google, e que esta renovada amizade inclui um regresso ao Wear OS. Se isto será bom para o mercado? Pessoalmente penso que sim, que faz mais sentido unificar os esforço num único ecossistema, em vez de termos muitas (e más) alternativas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!