Caso ainda não tenha percebido, a NVIDIA anda a encher os bolsos como nunca no novo mundo da Inteligência Artificial!
A gigante das placas gráficas tomou várias decisões acertadas ao longo dos últimos anos, e foi por isso capaz de prever o “boom” que estamos agora a presenciar. Assim, apesar do facto de a atual geração RTX 40 estar a ser um inegável “flop” no grande esquema das coisas, a empresa nunca valeu tanto dinheiro nos mercados internacionais.
Pois bem, como deve imaginar, existem muitas outras empresas a querer uma parte da fatia do bolo IA!
Samsung quer ir atrás do domínio da NVIDIA na Inteligência Artificial
A NVIDIA está muito à frente da concorrência no mundo dos chips AI (IA), sendo exatamente por isso que consegue pedir o dinheiro que quer e bem entende por cada acelerador H100 AI em armazém.
Mas… Nada dura para sempre! Sendo exatamente por isso que a AMD já mudou a estratégia para a próxima geração de placas gráficas, com o seu foco agora investido em aceleradores IA, ao mesmo tempo que vemos outras gigantes tecnológicas a tentar molhar o pézinho nestas novas águas.
Um excelente exemplo disto mesmo está na Samsung, que se associou à Naver para desenvolver um Chip AI 8x mais eficiente, e potencialmente mais poderoso que o NVIDIA H100.
A ideia aqui é juntar as capacidades da Samsung no desenvolvimento e produção de chips, às novas estratégias que a Naver anda a implementar. Que firma é esta? É a grande responsável pelo LLM HyperCLOVA X.
Esta colaboração começou em Dezembro de 2022 e já deu origem a alguns protótipos. Porém, ainda não existe data para um lançamento capaz de meter a NVIDIA a tremer.