A ideia de se utilizar um smartphone como um PC quando é ligado a um monitor externo não é propriamente nova. O Ubuntu, para telefones e tablets, apostava nesta convergência como uma das suas características principais, ao permitir a execução de aplicações Linux quando se ligava um teclado e um rato.
Para além do que aconteceu com o Ubuntu para dispositivos móveis, existiam outras apostas semelhantes. No entanto, a primeira implementação real pertence à Samsung com o seu DeX. Quando o utilizador coloca na doca o Galaxy S8 (e agora o Note8), passa a poder utilizar as aplicações Android num ecrã de maiores dimensões. aplicativos Android em um monitor maior. Embora ainda seja uma utilização pouco usada, a Samsung tem recebido críticas favoráveis e tem vindo a melhorar a experiência desde o lançamento.
No que diz respeito ao desenvolvimento a Samsung lançou o “Linux on Galaxy” que vai permitir aos equipamentos Galaxy correrem aplicações Linux quando são acoplados ao DeX. Na prática, será capaz de executar diversos sistemas operativos, o que na prática significa distribuições diferentes (como Ubuntu, Debian, Arch, etc.).
A página de inscrição neste programa afirma que o Linux on Galaxy utiliza “o mesmo kernel de Linux que alimenta o sistema operativo Android”. Deste modo não existem emulações ou virtualizações envolvidas. Isto significa que o o desempenho deverá ser muito bom.
No entanto importa salientar que uma vez que não existe emulação ou virtualização, é muito provável que apenas o software Linux compilado para ARM funcione com o Linux disponível no Galaxy. Embora o software Linux seja normalmente compilado para múltiplas arquiteturas, existe algum software exclusivo para x86, como o Steam. A Samsung não mencionou especificamente quais os dispositivos compatíveis, mas imaginamos que os S8 / S8 + e Note8 estejam nessa lista.
A Samsung afirma que o Linux no Galaxy ainda está em desenvolvimento, no entanto pode-se inscrever aqui para receber mais informações.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!