Nos últimos tempos, ser um entusiasta de computadores não tem sido fácil, o mercado está talvez num dos piores momentos de sempre, como já falámos aqui, sendo um dos maiores problemas o preço da memória RAM actualmente
Estamos num momento, em que é mais fácil e barato comprar um computador pré-feito nos grandes retalhistas do que fazer a nossa própria máquina em casa, tempos negros meus amigos ! Uma das grandes razões para toda esta dificuldade é o preço da memória RAM que falámos com bastante detalhe aqui:
Dito isto, felizmente parece que a NDRC (Comissão Nacional de desenvolvimento e reforma da China) está à beira de assinar um MOU (Memorando de Entendimento) com a gigante Samsung, que irá ajudar significativamente o mercado de memória.
Como reportado pelo DRAMeXchange, uma divisão da TrendForce, os preços elevados no mercado de memória DRAM fez com que o NDRC confrontasse a Samsung.
Que resultou neste acordo que inclui entre outras coisas, planos para cooperações futuras na industria dos semi-condutores, tais como a expansão de investimento em solo Chinês e maior colaboração técnica.
Com a China a posicionar-se como o maior importador de DRAM do mundo, é compreensível que a Samsung queira estar em termos amigáveis com o país, e por isso esteja disposta a ceder algum terreno.
O resultado deste MOU, de acordo com Avril Wu, director de pesquisa da DRAMeXchange, são dois factores chaves no preço da DRAM:
- Limitação na subida de preços.
- Maior foco dos fabricantes no aumento da capacidade de produção.
Noticias muito interessantes, visto que acontece semanas depois do governo Chinês ter começado a investigar a industria, como podem ler aqui:
Já o meu avô dizia, “onde há fumo, há fogo !”
O que acham disto ? O início da retoma do mercado ?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!