Samsung tem de desistir da corrida aos megapíxeis!

Se for à tabela do DxoMark, que claro… Vale o que vale. Vai perceber que qualquer topo de gama Samsung nunca é capaz de entrar no Top 10 durante muito tempo. Aliás, em Setembro de 2024, o Galaxy S24 Ultra aparece agora apenas na vigésima quinta posição da tabela, ao ficar atrás até dos modelos base do iPhone 15, e em alguns casos, atrás de smartphones 2 anos mais velhos.

Algo que, aos olhos da grande maioria dos consumidores mais casuais, é uma coisa estranha! Afinal, todo o esforço de marketing da Samsung está focado no sensor principal de 200MP, e claro, em todo o potencial IA que a nova geração trouxe para cima da mesa.

Pois, o problema é que a Inteligência Artificial não faz milagres, e o número de megapíxeis não quer dizer nada. Este número não funciona como os cavalos do motor de um carro!

Existem coisas bem mais importantes para conseguir capturar uma boa imagem.

Samsung tem de desistir da corrida aos megapíxeis!

s23, s24, ultra, samsung

Portanto, apesar de vários esforços interessantes, a realidade é que a Samsung continua atrás de muitas outras fabricantes no lado da performance fotográfica. Não é que os aparelhos Samsung tirem más fotos, porque não tiram. Porém, fica a ideia de que a Samsung está demasiado agarrada à sua estratétia, especialmente quando se olha para as fabricantes Chinesas de referência, como é o caso da Honor, Huawei, Oppo, Vivo, etc… Isto nunca esquecendo a Google com a sua gama de aparelhos Pixel.

Afinal, as primeiras preferem apostar em tecnologias com provas dadas, em vez de apostar em números que podem parecer bonitos aos olhos do mercado casual. Isto enquanto a gigante da pesquisa Google faz um trabalho tremendo no lado do processamento de imagem, ao mesmo tempo que também tem vindo a apostar em hardware mais poderoso para os seus módulos de câmaras.

Isto tem de mudar!

As câmaras dos smartphones têm vindo a evoluir de forma quase absurda. Ainda assim, a corrida aos megapíxeis tem de mudar no lado da Samsung. Porque, como dissemos em cima, e também em outros artigos, mais píxeis não significa automaticamente que vai conseguir ter melhores imagens.

Desta forma, a gigante Sul-Coreana precisa de apostar em sensores de maiores dimensões, com menos complicações no lado do Binning (os 200MP da Samsung obrigam ao uso de um binning 16:1 para resultar em uma única imagem com uma resolução de 12MP), com uma maior capacidade de captura de luz (um maior número de megapíxeis significa quase sempre que entra menos luz em cada um deles, porque são mais pequenos.) Além de tudo isto, a Samsung também deveria aproveitar a sua parceria com a Google, de forma a melhorar um pouco o seu processamento de imagem.

O que é o Pixel Binning? 

  • O binning de píxeis é um processo pelo qual o sensor agrupa – ou “bins” – píxeis adjacentes para formar um píxel maior. Isto reduz a quantidade de ruído. A matriz mais comum, por exemplo, é a binning 2×2 (alguns fabricantes de smartphones utilizam binning 3×3 e 4×4), que combina quatro pixéis num só. Nesta matriz, o sensor está efetivamente a reduzir a sua contagem de pixels em três quartos. Isto também reduz a resolução da imagem e a quantidade de informação que o sensor pode capturar.

Vamos ter mudanças no Galaxy S25 Ultra?

Sim, mas o sensor principal deve continuar o mesmo de 200MP. Ao que tudo indica, a Samsung vai mudar os sensores ultrawide e telefoto (3x) para 50MP, mas tudo o resto deverá manter-se.

O que é uma pena, porque a Samsung está a ficar para trás, ao preferir esta estratégia, em vez da adoção de sensores de maiores dimensões.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também