Samsung roubou encomendas da Qualcomm à TSMC

Como deve saber, a TSMC é a rainha da produção de semicondutores no mercado atual. É por isso que recebe encomendas da AMD, Qualcomm, Apple, Huawei, NVIDIA, etc… Aliás, é exatamente por ser tão boa naquilo que faz, que o facto de a Huawei ser proibida de usar estas linhas de produção, acabar por ser tão nefasto para o futuro da empresa Chinesa.

No entanto, parece que a Samsung está pronta a rivalizar com a gigante TSMC! Aliás, ao que tudo indica, até já foi capaz de roubar um dos maiores clientes, a Qualcomm… A grande responsável pelos tão desejados processadores Snapdragon do mundo Android.



Samsung roubou encomendas da Qualcomm à TSMC

Samsung, LCD

Portanto, os mais recentes relatos apontam para que a Samsung tenha mesmo sido capaz de convencer a Qualcomm a mudar de linhas de produção. Tudo graças à performance e fiabilidade das suas novas linhas de 5nm EUV… Bem… Mais ou menos… Parece que a razão principal é mesmo a mais importante no mundo dos negócios, o dinheiro.

Afinal de contas, a Samsung ofereceu uma proposta monetária significativamente mais tentadora para a Qualcomm! O que é obviamente uma grande aposta da gigante Sul Coreana para tentar roubar alguma quota de mercado à rival. Ao fim ao cabo, a Samsung consegue compensar estes ‘descontos’ com os seus restantes negócios, isto enquanto a TSMC se foca apenas na produção de semicondutores.

Isto vai muito provavelmente significar menos performance para os Snapdragon 875!

Curiosamente, esta notícia contradiz um ‘leak’ recente do reputado Digitimes, que por sua vez apontava para um falhanço nas negociações entre a Qualcomm e Samsung, devido à percentagem demasiado alta de defeitos nas novas linhas de produção.

Ainda assim, temos de salientar que a Qualcomm é agora o segundo grande cliente da Samsung neste espaço, visto que a gigante Sul Coreana já conta com a totalidade da produção dos GPUs que dão vida às recentes placas gráficas NVIDIA RTX 30.

Curiosamente, o desaparecimento da Huawei e Qualcomm da carteira de clientes da TSMC irá abrir espaço para outras empresas sedentas de capacidade de produção… Ou seja, a AMD e Apple! A AMD pode aproveitar este golpe de sorte para finalmente acabar com os seus problemas de stock, e claro, a Apple pode também aproveitar a deixa para apostar nos seus computadores ARM.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também