Samsung respondeu às críticas sobre a edição de fotos com IA!

Atenção, os utilizadores e especialistas não estão a criticar a falta de capacidade do IA da Samsung no lado da edição das fotos. Estão sim a criticar a facilidade com que é agora possível “enganar” as outras pessoas com imagens fantásticas, que infelizmente não correspondem à realidade.

Samsung respondeu às críticas sobre a edição de fotos com IA!

s24 ultra, Galaxy S24

A tecnologia é incrível, mas é também por vezes assustadora. Especialmente nestes novos tempos da Inteligência Artificial em que o céu parece ser o limite. Em suma, a IA generativa precisa de ser regulamentada, e tudo precisa de começar pelas próprias empresas que desenvolvem e oferecem este tipo de recursos.

De forma mais concreta, uma das funcionalidades chave dos novos Galaxy S24 (IA) tem o nome de Generative Edit e está a gerar alguma preocupação no lado dos utilizadores. Porquê? Simples… É demasiado fácil de utilizar no dia-a-dia, sendo perfeitamente possível criar a imagem perfeita, ou até obras-primas fotográficas, sem saber ler ou escrever.

Atenção, não é possível (ainda) criar imagens do zero. Você tem sempre de tirar uma fotografia para depois conseguir mexer em alguns detalhes, seja para a melhorar, ou pura e simplesmente mudar um pouco a sua “verdade”.

O problema é que tudo isto pode ser a porta de entrada para um futuro assustador.

Ou seja, a facilidade com que tudo isto funciona despertou uma maior inquietação em relação à IA generativa e às questões que envolvem a autenticidade e a ética daquilo que aparentemente produz com tanta facilidade, incluindo a fotografia.

Claro que as fotografias “falsas” já não são uma novidade para ninguém. A grande maioria das fotografias que vemos nas redes sociais já levaram alguns toques, seja através de filtros, ou ferramentas de edição mais avançadas. Porém, nunca foi tão fácil mudar a realidade como agora, e isso tem de ter um travão um quanto antes.

Aliás, a Samsung percebe isso e até criou um sistema de “defesa”, ao implementar uma marca de água em imagens geradas por IA, ao mesmo tempo que também muda os seus metadados. Porém… Sejamos honestos… Ninguém vai olhar para os metadados, e a marca de água é muito facilmente cortada ou apagada.

Ainda assim, a Samsung afirma que a edição generativa é ética, desejável e até necessária. É um novo mundo!

A edição via IA pode vir a ser o “filtro” do futuro, pode até cair no esquecimento. Mas uma coisa é certa, a tecnologia é espantosa e precisa de ser um pouquinho mais controlada.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também