Nos últimos dois anos, a Samsung reduziu a utilização de chipsets Exynos nos seus telemóveis e tablets. Veja a gama Galaxy S23, por exemplo. A empresa usou apenas o chipset Snapdragon 8 Gen 2. A marca também não está a usar o Exynos em dispositivos de gama média e baixa tanto quanto costumava fazer há alguns anos.
Samsung reduziu os Exynos nos smartphones e tablets
Embora seja claro que a utilização de chipsets Exynos está a diminuir, não tÃnhamos quaisquer números sobre a tendência. Felizmente, isso está a mudar. A Canalys acaba de publicar um relatório que analisa o mercado global de smartphones por fornecedor de processadores, e revela algumas notÃcias decepcionantes sobre os chipsets Exynos e a Samsung Semiconductor.
De acordo com o relatório, a remessa de smartphones com chipsets da Samsung Semiconductors foi de 13 milhões no quarto trimestre de 2023, o que é 48% menor em comparação com o quarto trimestre de 2022. Como resultado, a receita da empresa com chipsets de smartphones foi de 5 mil milhões de dólares no último trimestre, o que é 44% menor do que no quarto trimestre de 2022.
Ao contrário da série Galaxy S23, a Samsung usou o chipset Exynos para a linha Galaxy S24. Portanto, a remessa de smartphones com chipsets Exynos deve aumentar neste e nos próximos trimestres. Com isso a receita da Samsung Semiconductors também deve ter um aumento acentuado. Seria interessante ver os números futuros.
O relatório da Canalys também revela que os processadores MediaTek alimentaram o maior número de smartphones (117 milhões) no quarto trimestre de 2023. A Apple foi o segundo maior fornecedor de chipset com seus SoCs alimentando 78 milhões de smartphones. Já a Qualcomm foi o terceiro maior fornecedor de chipset com seus processadores alimentando 69 milhões de smartphones.
Entretanto vamos esperar para percebermos o que a Samsung faz no Galaxy S25.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!