A estratégia atual das grandes fabricantes de smartphones estå assente na adoção de uma filosofia de design base que depois se estende a toda a gama, ou seja, desde o aparelho mais barato até aos caros. à curioso, porque isto faz com que a marca pareça oferecer um pouco mais de estatuto, e torna todos os aparelhos facilmente identificåveis à vista de qualquer consumidor.
Uma estratĂ©gia que tem resultado muito bem para a Apple, e que atĂ© foi bem adaptada pela Samsung na sua prĂłpria gama de aparelhos Galaxy. Adaptada? Sim, a Apple sĂł lança aparelhos de gama alta, enquanto a Samsung disponibiliza aparelhos desde os 99⏠atĂ© aos 1500âŹ.
Mas, ao que tudo indica, Samsung estĂĄ farta do mesmo design! Por isso, depois de 2024, existem planos para dar um abanĂŁo em todas as suas gamas de smartphones, tudo de forma a conseguir puxar mais holofotes para os aparelhos da gigante Sul-Coreana.
Samsung quer revolucionar design do Galaxy S. Mas sĂł em 2025!
Portanto, houve uma altura em que critiquei as marcas Android por repetirem o mesmo design mais que uma vez, porque era uma coisa muito Apple, e na realidade muito criticada pelos consumidores hĂĄ alguns anos atrĂĄs. O ecossistema Android era um lado da barricada mais focado na inovação, na revolução, da abertura, etc… Mas, com a evolução do mercado tambĂ©m isso mudou.
Mas, ainda assim, isso não significa que as fabricantes Android, agora muito mais focadas no hardware interno e software que då vida aos seus aparelhos, não queiram mudar um pouco o paradigma para chamar a atenção dos consumidores.
Sendo exatamente isso que a Samsung quer fazer apĂłs o seu prĂłximo grande lançamento de smartphones ‘tradicionais’.
Mas… Mudar o quĂȘ?
Vamos ser muito honestos, nĂŁo hĂĄ muita coisa a mudar no mundo dos smartphones que realmente aumente o nĂvel de entusiasmo. A grande maioria dos aparelhos atuais sĂŁo todos parecidos uns aos outros, com algumas mudanças na traseira, mais concretamente no mĂłdulo traseiro de cĂąmaras.
Sabe qual Ă© a prĂłxima grande novidade? Ă o desaparecimento dos furos para as cĂąmaras frontais e espaço aproveitado pelos sensores de reconhecimento facial no caso do iPhone. Mas, na realidade alguns smartphones Android jĂĄ fazem isto, e o nĂvel de entusiasmo nunca foi muito grande Ă volta da “novidade”.
O caminho Ă© mesmo este?
Sou muito honesto, apesar de perceber o que a Samsung quer fazer, porque tudo isto deverĂĄ servir para puxar mais olhares para a sua gama de aparelhos, ao criar um afastamento entre os futuros Galaxy S25 e os atuais Galaxy S22, S23 e quase pronto a lançar S24… A realidade Ă© que nĂŁo hĂĄ problema nenhum em manter o mesmo design base.
Especialmente nos tempos que correm em que 90% dos utilizadores vai esconder todas as linhas e detalhes debaixo de uma capa de proteção. AliĂĄs, a Apple anda a repetir o mesmo design base desde 2017, e nunca vendeu tanto como agora. Em suma… Os smartphones nĂŁo sĂŁo carros!
Ou seja, se as fabricantes querem mesmo chamar a atenção dos consumidores, o design Ă© apenas uma pequena parte, sendo mais importante trazer inovação a sĂ©rio, funcionalidades fora da caixa capazes de facilitar a vida do utilizador, e se possĂvel, preços competitivos.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe a sua opiniĂŁo connosco na caixa de comentĂĄrios em baixo.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!