Ainda se lembra de tudo o que foi dito acerca do Exynos 2200 que já trazia para cima da mesa um GPU baseado na arquitetura RDNA2 da AMD? Supostamente, seria o próximo passo para o mundo dos smartphones, ao trazer coisas absolutamente incríveis, como é a capacidade de Ray-Tracing em tempo real, que apenas podemos encontrar nas placas gráficas mais recentes e consolas de nova geração.
Pois bem, o GPU Xclipse 920 do Eyxnos 2200 acabou por ser uma montanha que pariu um rato. Ainda assim, parece que servir para a Samsung se preparar aquele que é o seu real objetivo. Qual? O desenvolvimento e produção de um GPU realmente seu.
Samsung quer o seu próprio GPU. Adeus AMD!
Bem, no título dizemos adeus AMD, mas na realidade, este esforço da Samsung continua a tirar algum partido da proximidade com a velha e importante AMD. Afinal de contas, este novo GPU personalizado vai ter como base a mesma arquitetura que deu origem ao GPU do Exynos 2200.
Ou seja, apesar do facto de a Samsung não querer a AMD a desenvolver o GPU sozinha, por esta não ter experiência no mundo dos smartphones, também não quer voltar para os braços da ARM (Mali GPU).
Sendo exatamente por isso que a Samsung vai começar a desenvolver este projeto, atrás de portas, durante pelo menos 3 anos. Tudo de forma a tentar chegar aos mesmos níveis de performance da Apple e da Qualcomm, ou quem sabe, níveis superiores às suas principais rivais.
Isto também significa que a arquitetura de GPU vai estar pronta para o lançamento dos novos e renovados SoCs Exynos. Processadores que deverão servir de base à grande maioria dos produtos da gigante Sul-Coreana.
Em suma, a Samsung está a fazer apostas a médio/longo prazo extremamente interessantes, com muito potencial para mudar o jogo!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!