Samsung quer memória que faz fusão da RAM e do SSD!

Esta não é a primeira vez que se fala deste tipo de memória, mas ao que tudo indica, a Samsung está a investir bastante mais no desenvolvimento daquilo que hoje em dia tem o nome de SOM (Selector-Only Memory).

O que é isto!?

Samsung quer uma memória que faz fusão da RAM e do SSD!

computador memória falhar, memória do PC a falhar

Portanto, estamos a falar de uma tecnologia capaz de combinar os pontos fortes das memórias já mencionadas em um único componente de nova geração.

Ou seja, a capacidade de armazenamento da memória não volátil que dá vida aos SSD, com a velocidade de leitura e escrita estonteante que os chips DRAM são capazes de trazer para cima da mesa. Isto pode mudar o jogo! Especialmente nesta altura em que as fabricantes querem utilizar técnicas de empilhamento de chips para melhor densidades e performance.

Entretanto, o conceito central por detrás da SOM é a utilização de materiais de calcogenetos únicos que desempenham uma dupla função. Ou seja, enquanto na memória RAM tradicional é necessário um componente separado, como um transístor, para atuar como seletor e ativar cada célula. O material calcogeneto na SOM alterna entre os estados condutor e resistivo para armazenar dados.

Claro que ainda estamos a anos de distância deste tipo de tecnologia. Mas, ao que tudo indica, a Samsung está a investir fortemente no conceito para ser uma das primeiras. Tudo isto de forma a ficar à frente de toda a concorrência. Aliás, os resultados de toda a investigação devem ser apresentados já em Dezembro. Mas, além de tudo isto, é ainda preciso dizer que, no ano passado, na IEDM, a gigante Sul Coreana apresentou resultados num chip SOM de 64 Gb de 16nm.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também