A Google deu o mote com o lançamento dos novos Pixel 8, 7 anos de atualizações a sério. Ou seja, 7 anos em que estes aparelhos vão receber todas as atualizações feitas ao Sistema Operativo Android, e não apenas as atualizações de segurança como muitas outras fabricantes gostam de fazer.
Porém, infelizmente, as grandes fabricantes têm alguma dificuldade em fazer atualizações rápidas aos seus smartphones, porque o próprio ecossistema é demasiado complexo. A Apple consegue porque tem o controlo absoluto de tudo o que entra nos seus aparelhos, e o mesmo acontece no lado da Google, que tem um número muito limitado de smartphones no mercado.
No caso da Samsung as coisas já não são bem assim. A gigante Sul Coreana lançar dezenas de novos smartphones todos os anos, muitos deles com listas de especificações vastamente diferentes. Atualizações atempadas requerem um investimento a sério numa equipa especializada para o efeito, e mesmo assim, a prioridade vai estar sempre no lado dos smartphones topo de gama mais recentes, com as restantes gamas a terem de esperar muitos e longos meses.
Ainda assim, depois do “mote” da Google, a Samsung quer dar mais, quer investir mais, e quer oferece uma experiência mais próximo daquilo que poderíamos considerar “perfeito”. Mas… É provável que não consiga chegar aos mesmos números da Google.
Samsung quer mais atualizações. Mas… Consegue?
Portanto, a Google surpreendeu tudo e todos ao anunciar 7 anos de atualizações para os seus Pixel 8. Estamos a falar de atualizações até 2030! Será que ainda existe Android nessa altura, ou a Google já disponibilizou algo completamente diferente e potencialmente superior? Ninguém sabe, mas a promessa está feita.
Entretanto, como é óbvio, com a Google a prometer 7 anos de atualizações, as referências do mundo Android também têm de oferecer alguma coisa. Sendo exatamente por isso que a Samsung se está a preparar para redobrar os esforços no lado das atualizações dos seus smartphones. Algo incrível, porque depois de muitos anos de críticas, a Samsung é hoje em dia uma das melhores fabricantes neste campo.
Se é possível fazer melhor? Sem dúvida! Mas pode esquecer os 7 anos no lado da Samsung.
Ao que tudo indica, a Samsung está neste momento a discutir a possibilidade de oferecer um suporte estendido de até 5 anos, ou possivelmente mais. Porém, isto não significa apenas atualizações ao Android, estamos a falar de um misto entre atualizações garantidas e atualizações de segurança.
Até porque, vamos ser muito honestos… Faz sentido oferecer 7 anos de atualizações? Conhece alguém que use o mesmo smartphone durante todo este tempo? Estou completamente de acordo com o aumento da longevidade da tecnologia, mas, num mundo que evolui tão rapidamente, 7 anos é muito tempo, provavelmente demasiado tempo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!