Como o meu colega Bruno Fonseca noticiou durante o dia de ontem, tudo indica que a Samsung continua a com a ideia de transformar o seu sistema de processamento baseado em algoritmos de inteligência artificial em uma subscrição paga. É algo que não faz qualquer sentido!
Samsung quer dinheiro pela IA. É uma piada!?
Portanto, caso não saiba, a grande maioria do processamento IA no ecossistema Samsung Galaxy é feito fora do seu smartphone, sendo exatamente por isso que o sistema Galaxy AI chegou a vários aparelhos, enquanto a Apple o quer limitar apenas aos seus modelos mais recentes e mais poderosos.
- Nota: Caso não saiba, o Galaxy AI chegou aos Galaxy S22 de 2022.
Ao ser um processamento feito na nuvem, significa que a Samsung teve de comprar servidores extremamente poderosos e numerosos, ou então tem de pagar o uso dos servidores que alguém comprou. Provavelmente até é um misto das duas coisas. É muito provável que a Samsung tenha um acordo com a Google, para o uso de alguma da sua força de processamento baseada no Gemini, enquanto outra parte aproveita a própria força de processamento da Samsung (Gauss).
Esta parte é algo que faz todo o sentido, especialmente nesta altura do campeonato em que a IA ainda é uma novidade. Afinal, ver a Samsung a levar a IA para muitos dos seus aparelhos, indo até 2022, é obviamente uma boa notícia.
Porém, numa altura em que todas as fabricantes estão a apostar em IA, muitas delas mais focadas em IA processada no próprio aparelho, pedir dinheiro parece um erro. Especialmente porque, apesar de todo o potencial e burburinho que a IA tem e gera, a realidade é que ninguém olha para a IA num smartphone como algo essencial.
Se a Samsung a começa a “fechar” atrás de uma subscrição mensal, vai apenas e só apontar uma caçadeira aos seus próprios pés.
Samsung quer mesmo IA paga?
Caso não se lembre, nos slides de apresentação dos Galaxy S24 de Janeiro, já se podia ler que o Galaxy AI iria ser gratuito até pelo menos ao fim de 2025. Uma afirmação que podia ser apenas um “teste”, com a “oferta” a ser prolongada ad-eternum.
Mas não, essa frase continua a aparecer, em cada vez mais comunicados da Samsung. O que mais uma vez passa a ideia de que a gigante Sul-Coreana quer mesmo monetizar o sistema.
Vai ser tudo pago?
Ter uma IA paga nesta altura já é um erro. Mas… ter mesmo tudo atrás de uma subscrição seria só ridículo.
A acontecer, a Samsung vai seguir o mesmo exato exemplo que a Microsoft parece querer adotar nos seus computadores Copilot. Ou seja, vai oferecer uma versão do sistema de forma gratuita, ao mesmo tempo que estende a qualidade e número de funcionalidades através de uma subscrição Pro.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!