Samsung promete memória RAM super fina! Para quê?

A Samsung, caso não saiba, é uma das maiores fabricantes de chips de memória, sejam estes DRAM para dar vida a memória RAM, ou chips NAND Flash, para dar vida a componentes focados no armazenamento interno de vários tipos de aparelhos.

Dito tudo isto, a Samsung acabou de anunciar o início da produção em massa dos chips DRAM mais finos da indústria. Estamos a falar de chips LPDDR5X com uma espessura de apenas 0.65mm, com níveis de performance superiores, e temperaturas ainda mais baixas.

Samsung promete memória RAM super fina! Para quê?

Samsung, RAM, LPDDR5X

Portanto, estamos a falar de chips de memória RAM produzidos em linhas de 12nm (a memória RAM é sempre produzido em linhas mais “antigas”, mas muito mais especializadas), a prometer maiores níveis de performance, aparelhos mais frescos, e claro, com mais autonomia no dia-a-dia.

A ideia é facilitar o aumento de performance em todo o mundo computacional, o que inclui smartphones, smartwatches, tablets, e claro, aparelhos IoT ou focados em IA.

Mais concretamente, temos chips 9% mais finos, 21% mais resistentes a calor, entre muitas outras coisas. O que aparentemente até deverá resultar em smartphones mais finos e compactos já em 2025. Visto que esta inovação vai chegar ao mercado ao mesmo tempo que muitas outras inovações, em outros componentes, focadas na poupança de espaço dentro de um aparelho mobile.

Assim, com chips de densidades a tocar nos 12GB e 16GB (e planos para ir aos 24GB e 36GB), a Samsung tem agora os chips de memória RAM para o mundo mobile mais finos, mais leves, mais rápidos, mais frescos, e mais eficientes. Incrível.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Vai ser revolucionário? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também