A Samsung submeteu recentemente uma patente para uma aplicação que permite detetar o tom de pele de um utilizador através da câmara de um smartphone. A aplicação revelada no pedido de patente parece ter como principal objetivo dar dicas aos utilizadores para evitarem queimaduras e outros riscos.
Ela funciona classificando os utilizadores em seis tipos predeterminados com base em quão clara ou bronzeada a sua pele é, juntamente com considerações acerca de problemas de pigmentação, feridas e outras questões.
A descrição da Samsung afirma que a aplicação vai fornecer informações acerca de como cuidar do tipo de pele de uma pessoa, juntamente com informações específicas acerca do tipo de proteção solar a ser utilizada e por quanto tempo aquando da exposição ao sol.
Para a app funcionar é necessário que se tire uma foto a uma parte do corpo do utilizador que mostre tanto a pele quanto a não-pele, ou seja, a unha ou os olhos do utilizador. A aplicação descobre o que está a visualizar e compara a coloração nas duas partes da foto para determinar a beleza da aparência de uma pessoa.
Ela também utiliza a câmara frontal para detetar anormalidades na pele, bem como marcas ou problemas proeminentes no rosto do sujeito.
Esta informação, por sua vez, é utilizada para que a aplicação forneça dicas para o assunto, conforme detalhado acima.
Embora esta seja certamente um aplicação menos convencional, não é uma grande surpresa ver algo assim a aparecer num dispositivo Samsung. A empresa sempre procurou lançar aplicações ligadas a esta área e que possam fazer um pouco mais pela vida do utilizador.
Olhando para a altura se submissão da patente estq aplicação poderá já surgir no Galaxy S10.