No ano passado, por esta altura, estávamos a dizer que a Apple podia pedir o dinheiro que quisesse pelas versões Pro do seu iPhone, porque os consumidores iriam pagar. Aliás, tudo indicava que a gigante Norte-Americana era cada vez mais a maior responsável pela transformação do iPhone como o “padrão” do mundo mobile.
Mas, bastou um ano para as coisas mudarem! A gama iPhone 15, apesar do sucesso inicial, não foi aquilo que a Apple esperava, sendo exatamente por isso que a Samsung foi capaz de voltar a ultrapassar a sua velha rival. Porém, ambas as gigantes do mundo mobile estão a perder quota de mercado.
Samsung por cima da Apple. Mas ambas caíram!
Caso não se lembre, a Apple foi capaz de ultrapassar a sua velha rival Samsung no último trimestre de 2023, ao se transformar na maior fabricante de smartphones à face da terra. Nos dois trimestres seguintes, o caso voltou a mudar de figura. A Samsung está novamente por cima! Mas, isto pode não ser a excelente notícia que a gigante Sul-Coreana poderia estar à espera. Ambas as fabricantes de referência do mundo mobile estão a perder quota de mercado a um ritmo extremamente interessante para o mercado no seu todo.
Mais concretamente, apesar do facto de o envio de smartphones ter aumentado 12% a uma escala global, tanto a Apple como a Samsung perderam quota de mercado. Mais concretamente, a Samsung lidera com 18%, a Apple fica em segundo com 16%, valores significativamente mais baixos face à mesma altura em 2023, onde podíamos encontrar a Samsung com 21% e a Apple com 17%.
As restantes fabricantes estão a ganhar força!
Fabricantes como a Vivo, Oppo, Honor e Xiaomi, etc… Estão a ganhar muita força no mercado global, ao ponto de se transformarem em gigantescas dores de cabeça para a Samsung e Apple.
E agora?
Bem, a Samsung já lançou os seus novos dobráveis, o que deverá ter algum impacto nos números até ao final do ano. Além disso, a Apple vai ter o lançamento dos iPhone 16 no final do verão, o que deverá resultar num aumento muito significativo das vendas no terceiro e quarto trimestres de 2024.
Mas, ao contrário de outros lançamentos, tanto a Samsung como a Apple parecem estar em maus lençóis. Face à falta de inovação no design, e melhoria de performance ou adição de funcionalidades.
Isto é especialmente verdade no lado da Apple!
Que além de manter o mesmo design, parece ter adiado o lançamento das suas funcionalidades IA para o iOS 18.1.