Samsung está a começar a perder a corrida para a TSMC

Como deve saber, depois de a Intel ter ficado agarradinha aos 14nm durante 6~7 anos, tivemos duas grandes empresas a evidenciar-se no mundo da produção de semicondutores, a TSMC e a Samsung. São duas grandes empresas que estão constantemente numa corrida para ver quem consegue oferecer o melhor processo, como podemos ver pela troca de clientes entre si. (Como foi a decisão da NVIDIA de mudar para a Samsung, e agora aparente vontade de voltar para a TSMC!)

No entanto, depois de muitos (e bons) anos de concorrência pura, a Samsung parece ter começado a apresentar algumas dificuldades sérias na evolução dos seus processos. Afinal de contas, enquanto a TSMC finalizou a parte de design dos 3nm, já olha para os 2nm, e provavelmente mais além, a Samsung parece não estar a conseguir lidar com vários problemas nas suas linhas de 3nm.

Samsung está a começar a perder a corrida para a TSMC

7nm, tsmc

Portanto, de forma a tentar ultrapassar a TSMC, a Samsung apostou forte e feio num processo GAA (Gate-All-Around) de 3nm. No entanto, a gigante Sul Coreana está a encontrar problemas atrás de problemas durante o processo de desenvolvimento.

GAA (Transístores Gate-All-Around)? O que é isto?

Estamos a falar de uma estrutura de transístor modificada, que é muito similar em conceito aos transístores FinFET, à exceção que o material do ‘gate’ está à volta de toda a região de comunicação. Dependendo do design, este tipo de transístor pode ter 2 ou 4 ‘gates’. A ideia deste tipo de design é permitir um escalonamento continuado.

No entanto, no mercado propriamente dito, o design de 3nm GAA da Samsung é considerado menos competitivo face aos 3nm FinFET da TSMC. Isto em termos de performance e custos de produção.

Curiosamente, além da falta de rivalidade nos custos e própria performance do processo, tudo indica que a Samsung também está muito atrasada na implementação da tecnologia. Afinal, é provável que este processo de 3nm chegue ao mercado apenas em 2023. Enquanto a TSMC já deverá estar a trabalhar em todos os cilindros no terceiro trimestre de 2022.

Samsung está mesmo a ficar para trás. Numa altura crítica, visto que a Intel e Apple estão a investir forte e feio na tecnologia da TSMC. Dinheiro, que em parte, poderia ir para a gigante Sul Coreana.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também