Depois de resistir à tecnologia OLED durante mais de uma década, a Samsung lançou o seu novo televisor OLED em 2022. Para esse efeito utilizou uma nova tecnologia chamada QD-OLED, desenvolvida pela Samsung Display. Embora ofereça cores mais profundas ou brancos mais precisos do que os painéis WRGB-OLED da LG Display, ainda não é tão brilhante quanto as TVs baseadas em LCD. No entanto, a Samsung vai apresentar grandes novidades no OLED para 2025!
No entanto, a Samsung pretende melhorar drasticamente o brilho dos painéis QD-OLED para que esta caracterÃstica deixe de ser uma desvantagem.
Os painéis QD-OLED poderão atingir 4000 nits de brilho em 2025!
De acordo com novas informações, a Samsung Display está a planear lançar painéis QD-OLED de próxima geração em 2025 que podem ter um brilho de mais de 3.600 nits. Aparentemente, a empresa sul-coreana tem como meta um brilho máximo de 4000 nits para o próximo ano.
Para conseguir esta melhoria, a empresa está a trabalhar num novo processo que elimina um substrato CF/QD separado. Os pontos quânticos serão impressos diretamente na camada de encapsulamento. Isto resulta na utilização de apenas uma camada.
Não é claro se os painéis QD-OLED que utilizam esta nova tecnologia serão já aproveitados em 2025 ou se teremos de esperar até 2026 para deitar as mãos a esses televisores. Independentemente disso, o futuro parece risonho para as TVs QD-OLED.
Entretanto a LG poderá também lançar novos painéis de TV OLED com 3.700 nits de brilho
Diz-se que até a LG está a trabalhar num novo painel OLED que utiliza uma solução OLED de quatro camadas. Isto resulta num brilho mais elevado, numa vida útil mais longa e numa maior eficiência energética. Com esta nova solução, o brilho máximo pode atingir 3.700 nits.
Com estes novos painéis OLED de 4 camadas, a LG Display deixará de ter de utilizar a dispendiosa tecnologia Micro Lens Array (MLA). Assim, as televisões OLED com maior luminosidade poderão deixar de ter preços elevadÃssimos.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!