A Samsung é sem dúvida a rainha dos smartphones, embora esta posição já tivesse sido ameaçada numa altura ou noutra. No entanto há outro campo onde também reina. De acordo com novas informações avançadas pela empresa Bankless Times a Samsung é também a número um a nível de patentes. Isto pode ser uma surpresa para alguns utilizadores que viam mais algumas empresas chinesas nesta posição.
Atenção: há outra área onde a Samsung também é número um!
Olhando para os dados, o portfolio de patentes da Samsung situa-se nas 90146 famílias. Lembro que esta atividade de patentes é algo muito importante para investidores, analistas e outros. De facto, revela a saúde financeira de uma empresa e também o seu valor. Só há muita investigação e desenvolvimento (e claro patentes) se uma empresa tem bastante dinheiro para investir.
Domínio chinês
O documento comparou 250 empresas globais. Logo à partida revelou que as empresas asiáticas dominam as dez primeiras posições a nível global. Dessas, os chineses ocupam seis dos dez lugares. Em oposição, os Estados Unidos e a Coreia do Sul têm apenas uma patente cada. Já o Japão tem duas.
A academia de ciência chinesa está em segundo lugar com 78 mil patentes. Já a Medea Group e Huawei Investment and Holding ocupam a terceira e quarta posições. A Media tem cerca de 58 mil patentes e a Huawei 48 mil.
Entretanto a única representação da américa no TOP 10, a IBM, surge na oitava posição. Já a Canon e a Panasonic fecham o TOP 10 com 40706 e 37538 patentes respetivamente.
Por outro lado os dados também revelam que a China tem 29% das famílias de patentes a nível mundial. Em comparação os Estados e Japão têm 24 e 19% respetivamente. O domínio da China indica um grande investimento que não faz tensões de abrandar.
Os Estados Unidos também estão a apostar em algumas áreas
Nos EUA o panorama é um pouco diferente. Existem mais apostas noutros setores. Assim temos a telemedicina, alimentação e agricultura e ambiente. No entanto, existe também um investimento nas cadeias de distribuição.
No que diz respeito às patentes os números nos Estados Unidos vieram por aí abaixo. Só na última década caiu 7%. Esmiuçando por anos não é assim tanto. Ou seja, 1%. Seja como for o valor não devia estar a diminuir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!