Samsung Neo QLED é o futuro!? – Caso não saiba, depois de um desaparecimento enigmático do mercado, o que na verdade resultou numa autêntica entrega do ouro ao bandido (neste caso à LG), a Samsung voltou a ter agora TVs OLED no mercado, a começar pela nova S95B.
No entanto, ao contrário das minhas expetativas, por enquanto, as TVs topo de gama da gigante Sul Coreana continuam a ser as nossas velhas conhecidas QLED, mais concretamente, as novas Neo QLED.
Ou seja, muito resumidamente, na gama mais alta temos o Neo QLED, depois temos o QD-OLED, e em terceiro lugar, temos as velhas QLED.
Mas o QD-OLED não é melhor que o QLED? Sim! Mas calma!
O QD-OLED promete juntar no mesmo exato produto, as vantagens do OLED, com as vantagens do QLED.
No entanto, neste primeiro esforço da Samsung, ainda existe muito espaço para evoluir, especialmente no lado da produção. Por isso, a aposta em 2022 vai para as novas Neo QLED, que meus amigos, ao vivo… Impressionam!
Entretanto, além da nova gama QLED, a Samsung também tem novas soundbars, e finalmente, um stock saudável de projetos portáteis Freestyle.
Samsung aponta para o Neo QLED como o futuro! (O QD-OLED está, por enquanto, escondido)
8K! Mas isto faz sentido?
Portanto, caso não saiba, esta gama de TVs Samsung já aposta forte e feio na resolução 8K. Isto faz sentido? Apesar de ainda não termos muito conteúdo capaz de chegar a esta resolução… Faz! Afinal, já temos vários aparelhos no mercado capaz de gravar vídeos 8K, como é o caso dos Galaxy S22, e claro, temos também a ajuda da força de processamento que a Samsung implementou na sua gama de televisores.
Ou seja, com o processador Neural Quantum 8K, já é possível fazer upscalling pixel a pixel. Assim, como o nome indica, são utilizadas redes neurais para produzir uma imagem muito próxima daquilo que o 8K nativo vai ser capaz de oferecer num breve futuro. Pode, ou não, acreditar em mim, mas o resultado ao vivo é realmente muito interessante. Infelizmente, é uma daquelas coisas em que é preciso ver para acreditar.
Design super fino, e finalmente, um ecrã infinito
Muito provavelmente, já viu TVs OLED em várias superfícies comerciais, e ficou obviamente apaixonado pela sua grossura mínima. Mas verdade seja dita, estas TVs Neo QLED da Samsung não ficam assim tão longe da espessura que algumas rivais são capazes de oferecer, ao mesmo tempo que são capazes de aproveitar este espaço extra para equipar as suas TVs com sistemas de som bastante mais robustos (as Neo QLED contam com 12 colunas! De forma a preencher toda a sua sala, ou quarto), e claro, uma moldura mínima.
Dito tudo isto, além da qualidade de imagem melhorada, e um sistema de som quase capaz de dispensar o uso de uma soundbar, também temos algumas funcionalidades focadas no conforto, como é o EyeComfort. O que faz isto? É simples, as novas TVs da Samsung aproveitam um sensor de luminosidade integrado, bem como informações da cloud, para perceber como está o dia, e assim, oferecer o brilho ótimo para a sua sala, para a altura do dia, e claro, para os seus olhos.
Novos tempos? Sim, temos de gaming!
É inegável que a pandemia abriu as portas ao gaming! A procura por consolas de nova geração, e claro, TVs capazes de espremer todo o sumo gráfico a este novo hardware, significou uma loucura no mercado.
Por isso, a Samsung está a adaptar-se, de forma a surfar esta onda ao máximo. É exatamente por isto que as novas Neo QLED trazem suporte ao padrão HDMI 2.1, e claro, por isso mesmo, conseguem chegar aos 4K@144Hz, com um tempo de resposta irrisório. Ou seja, as novas Neo QLED são capazes de chegar ao pico máximo de performance da PS5 e Xbox Series X, sendo também capazes de aproveitar o poderio gráfico do seu PC, se por ventura tiver um máquina equipada com uma placa de gama média/alta RTX 30 da NVIDIA, ou RX 6000 da AMD.
Além de tudo isto, existem também promessas de uma forte aposta no Cloud Gaming, o que claro está, apesar de a Samsung ainda não confirmar nada, muito provavelmente porque o acordo não está finalizada, significa a chegada do Xbox Game Pass às TVs Samsung. (Muito provavelmente com algumas vantagens para os clientes desta fabricante.)
Samsung Freestyle – Um projetor tão pequeno, que quase parece um termo.
Além das TVs, a Samsung Portugal está também agora pronta a apostar num outro produto super interessante, o FreeStyle.
Dito isto, o Samsung FreeStyle é basicamente um projetor que pode levar para qualquer lado, sem grandes problemas. O seu peso e tamanho é simplesmente irrisório, e a simplicidade em que como tudo funciona, é incrível.
O sistema operativo é o mesmíssimo que podemos encontrar na restante gama da Samsung, e por isso, é basicamente um transportar do ecossistema Tizen, para um molde mais portátil. Dito isto, é possível alimentar o Freestyle a partir de uma powerbank, ou de uma bateria. Quer ir para a praia, ou acampar, e ver filmes HD fora de casa? Bem, tem aqui um projetor brutal, com muita da qualidade que a Samsung oferece na sua gama de TVs. (Já temos uma unidade para teste. Por isso, se está interessado, é uma questão de esperar para saber a nossa opinião!)
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!