Há alguns dias atrás, antes do lançamento dos novos dobráveis Galaxy Z, afirmei que a Samsung teve e continua a ter muita sorte no mundo mobile. Porém, a verdade é que todas as situações que “ajudaram” a Samsung são também situações que poderiam ter sido aproveitadas por outras fabricantes.
Mais concretamente, estamos a falar do desaparecimento da Huawei ao longo dos últimos anos. Do facto de a Oppo se ter visto envolvida num problema de patentes. Isto já para não falar do aumento agressivo dos preços por parte da Xiaomi.
A Samsung passa sempre pelos pingos da chuva, tal e qual como a Apple!
Dito isto, existe uma razão para a Samsung estar no topo do mundo mobile, ao lado da Apple, há vários anos. A gigante Sul Coreana tem capacidade crítica, para responder aquilo que os utilizadores querem. (Prova disso é o desenvolvimento do OneUI, e melhoria das atualizações de software em todo o ecossistema.)
Tem uma capacidade incrível de desenvolvimento para levar inovações às massas num curto espaço de tempo. Mas mais importante que tudo isto, tem uma capacidade de análise de mercado que lhe permite fazer decisões corretas, na altura certa. Acha que a Samsung não tinha o design do Flip5 pronto há uma série de meses, ou até anos? Claro que sim, apenas soube esperar o momento certo.
Samsung: Não é só sorte! É análise e consistência
Portanto, antes de mais nada, é preciso dizer que a Samsung não faz tudo bem! Aliás, a gigante Sul Coreana teve duas situações críticas que muito provavelmente significariam o fim para muitas outras fabricantes.
- Ainda se lembra da bateria explosiva do Galaxy Note 7? Ou mais recentemente do falhanço no campo da durabilidade no primeiro dobrável do mercado (Galaxy Fold)?
Foram situações obviamente muito complicadas. Mas, olhando para trás, facilmente ultrapassáveis pela gigante tecnológica Coreana. Porquê?
Porque enquanto outras grandes fabricantes apostaram nos smartphones, mas acabaram por não ter grande sucesso, como foi o caso da Nokia, da Microsoft, da Motorola, ou foi também o caso da velha rival LG. A Samsung consegue apresentar um histórico de qualidade, de lançamentos incríveis, mas talvez mais importante que isso, perseverança e capacidade de aprender com os erros.
Ao longo dos anos, ao lado da Apple, com ou sem erros, a Samsung esteve sempre lá!
Dito tudo isto, como também é óbvio, nada dura para sempre.
Afinal, da mesma forma que a Nokia dominou o mercado ao lado da BlackBerry. As coisas podem mudar de forma extremamente rápida para a Samsung e para a Apple nos próximos anos.
Basta que estas gigantes percam o comboio da inovação, e os consumidores comecem a olhar para outras tecnologias mais disruptivas. Mas, pelo andar da carruagem, isso não está para breve. Parece-me que vamos levar com um duopólio cada vez mais forte ao longo dos próximos anos.
O que também é muito culpa das principais rivais da Samsung. Sim, estou a olhar para ti Xiaomi.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!