Há alguns anos atrás, quando a Samsung se começou a encostar à sombra da bananeira, afirmei que a Samsung não é, e provavelmente nunca vai ser, uma Apple do mundo Android.
Mas, a realidade é que após um regresso em grande, a forma de agir é cada vez mais a mesma. Sim, de facto, a gigante Sul-Coreana tem uma qualidade de construção incrível, possívelmente até superior à Apple, e como é óbvio, faz smartphones extremamente aliciantes. Ainda assim, falta-lhes o carisma que só se encontra nos produtos da gigante Norte-Americana.
É exatamente por isso que a Apple pode lançar e relançar o mesmo smartphone durante 2 ou 3 anos, por vezes até mais que isso, e a coisa continua a vender que nem pãezinhos quentes.
Pois… O problema é que nem a Apple se está a safar dentro desta velha estratégia.
Samsung não é a Apple… Imitar não é a melhor ideia!
Não é novidade para ninguém que a Samsung anda a retirar várias páginas do caderno de apontamentos da Apple. É por isso que o Galaxy Watch Ultra é muito similar ao Apple Watch Ultra, e talvez mais interessante que isso, os Galaxy Buds 3 Pro também são muito similares aos AirPods Pro 2.
- Nota: É que caso não saiba, a Samsung mudou completamente a sua estratégia nos “Buds”, ao adotar o design das hastes, que noutros tempos criticou até mais não. Porquê? Porque resulta muito bem com os AirPods da Apple.
Esta estratégia “Apple” também foi implementada nos smartphones, o que claro está, implica reciclar o design, ao mesmo tempo que são implementadas melhorias muito ligeiras de geração para geração.
Isto só acontece porque a Apple vende um número quase absurdo de smartphones todos os anos. A gigante Norte-Americana é capaz de ocupar 8 posições na tabela Top 10 de aparelhos mais vendidos em quases todos os anos.
O problema é… A estratégia Apple já começou a perder força até para a própria Apple!
Caso não se lembre, a Apple foi muito criticada em Setembro de 2024, quando anunciou a sua gama de smartphones iPhone 16. Assim, apesar de os iPhone 16 continuarem a vender muito, a realidade é que os consumidores estão a ficar fartos desta forma de fazer as coisas, e por isso mesmo, estão a ficar mais exigentes.
É por isso que a Apple perdeu o domínio do mercado Chinês, e é também por isso que várias estimativas apontam para uma queda do número de vendas ao longo deste ano de 2025 na grande maioria das regiões.
É exatamente por isso que a Apple está a mudar a forma de fazer as coisas já em 2025!
Não é por acaso que estamos prestes a dar as boas vindas a um iPhone SE 4 realmente interessante, baseado no design do iPhone 16. Isto ao mesmo tempo que também vamos dar as boas vindas a um iPhone 17 Air super fino.
Mas as coisas não ficam por aqui! O design “geral” de toda a gama vai mudar de forma muito significativa.
Quer goste, quer não goste, nada dura para sempre! Nem a popularidade do iPhone. Por isso, imitações podem correr mal! Agora é ver como os Galaxy S25 se portam no mercado com as suas pequenas melhorias.