Google impediu Samsung de mudar o motor de busca

A Google é o motor de pesquisa predefinido na maioria dos smartphones modernos, incluindo Android e iOS. Tem estado na posição dominante durante muitos anos, mas começou a ver alguma concorrência do Microsoft Bing no início deste ano. Isto depois de ter lançado a pesquisa de conversação com o ChatGPT. Entretanto havia rumores de que a Samsung poderia mudar para o Bing como o motor de busca predefinido nos seus smartphones, mas isso não aconteceu. Agora já se sabe qual a razão para a Samsung não fazer a mudança.

Google impediu Samsung de mudar o motor de busca

De acordo com uma informação do The Wall Street Journal, a Samsung tentou tornar mais fácil para os utilizadores de smartphones e tablets Galaxy mudar o motor de busca standard no seu browser interno, Samsung Internet. No entanto, o Google opôs-se a essa medida, afirmando que tal medida da Samsung violaria o acordo entre as duas empresas. Logo à partida isto significaria que a empresa sul-coreana teria de pagar uma multa enorme, e talvez isso também levasse a uma batalha legal. Por isso, a Samsung acabou por ter de recuar.

Galaxy S23 melhor câmara, samsung motor de busca

Toda esta informação veio a público como parte do julgamento antimonopólio em curso nos EUA. O caso revelou a forma como a Google utiliza a sua posição no mercado para impedir a concorrência e utiliza táticas duras para manter a Google como o motor de busca predefinido nos smartphones da Apple, Samsung e várias outras empresas. O Departamento de Justiça dos EUA afirma que as táticas da Google são ilegais e que esta utiliza acordos restritivos com os seus clientes.

Nos últimos meses, a IA generativa e a pesquisa de conversação começaram a ganhar força. A Samsung tentou mudar para a pesquisa de IA do Bing nos seus smartphones, mas não conseguiu. No entanto, a gigante tecnológica sul-coreana ainda está a trabalhar num bot de pesquisa do tipo ChatGPT que poderá chegar aos seus futuros smartphones, tablets e outros dispositivos. Ao mesmo tempo a Samsung já anunciou que a IA generativa está a chegar às suas smart TVs baseadas em Tizen.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também